Câmara de Criciúma apresenta balanço dos trabalhos da Comissão sobre o Túnel do Morro dos Cavalos

Confira o resumo do trabalho.

  • Ir para GoogleNews
20/08/2025 10h39 - Atualizado há 7 horas
3 Min

A Comissão Especial Temporária da Câmara de Vereadores de Criciúma vem acompanhando as ações para viabilizar a construção do Túnel do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, uma obra considerada estratégica para o desenvolvimento logístico e econômico do Sul de Santa Catarina. Durante a reunião desta terça-feira (19), um resumo das atividades foi apresentado para todos os membros.

O presidente da comissão, vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, destacou a relevância do trabalho coletivo.

"Essa comissão, que foi instituída em abril pela Câmara de Vereadores, com a participação de todos os partidos, coloca o Morro dos Cavalos no centro das atenções. Já visitamos todas as câmaras da Região Carbonífera e ampliamos esforços com as regiões da Amurel [Associação Municípios Região de Laguna] e Amesc [Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense]. Agora, nosso objetivo é realizar uma audiência pública macrorregional para consolidar o Morro dos Cavalos como prioridade máxima para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, um gargalo que impacta toda a região."

Entre as principais ações da comissão estão a articulação política com câmaras municipais da região Sul, o envio de solicitações à concessionária Arteris e à Secretaria de Estado da Infraestrutura, além do planejamento de reuniões conjuntas com entidades e representantes regionais.

Visitas técnicas foram realizadas em diversos municípios como Nova Veneza, Siderópolis, Treviso, Cocal do Sul e Içara, registrando demandas locais e mobilizando lideranças políticas e empresariais. A contratação de consultoria técnica também foi aprovada para análise detalhada do contrato de concessão da BR-101, subsidiando o trabalho com pareceres jurídicos e técnicos especializados.

A sociedade civil também tem participação ativa, com destaque para a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que lançou a campanha “Morro dos Cavalos: Solução Já”

O trabalho da comissão segue até outubro de 2025, quando será apresentado o relatório final contendo propostas e encaminhamentos concretos para viabilizar a obra.

Resumo do trabalho

- Articulação política regional, com visitas a diversas câmaras municipais da Amrec, Amesc e da Amurel, que resultaram na criação de comissões semelhantes em outros municípios, fortalecendo o caráter macrorregional da pauta.

- Encaminhamentos oficiais, incluindo solicitações à concessionária Arteris e à Secretaria de Estado da Infraestrutura, bem como contatos com a Frente Parlamentar Catarinense, buscando informações e apoio para viabilizar a obra.

- Visitas técnicas, realizadas em cidades da região, com registro das demandas locais e mobilização das lideranças políticas e empresariais.

- Contratação de consultoria técnica, aprovada para análise detalhada do contrato de concessão da BR-101 e demais documentos encaminhados à comissão, visando subsidiar o trabalho com pareceres jurídicos e técnicos especializados.

- Integração com a sociedade civil, incluindo participação em reuniões promovidas pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic), que lançou a campanha “Morro dos Cavalos: Solução Já”.

- Planejamento de audiência pública e reuniões conjuntas, com representantes de diferentes municípios e entidades, a fim de ampliar o debate e consolidar propostas concretas.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »