Uma bebê de 8 meses morreu na noite de quarta-feira em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina, após ter sido internada com múltiplas fraturas e lesões suspeitas de maus-tratos.
A confirmação foi feita pela Polícia Civil, que investiga o caso.
É o segundo caso de agressão infantil fatal da semana no estado.
Segundo informações, a mãe levou a criança à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Herval D’Oeste, cidade vizinha, após notar a gravidade do estado da filha.
Devido à condição crítica, a bebê foi transferida para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba.
A Polícia Militar, que atendeu inicialmente à ocorrência, informou que a equipe médica identificou ferimentos antigos e recentes, incluindo fraturas nas costelas, fêmur e braço, além de lesão pulmonar.
De acordo com os policiais, a mãe, de 21 anos, apresentou versões inconsistentes sobre o ocorrido e chegou a omitir a presença do padrasto, que vivia com a família. A mulher foi ouvida e liberada.
A delegada Fernanda Gehlen detalhou que os exames constataram fraturas em diferentes estágios de consolidação óssea, indicando traumas sucessivos em momentos distintos, além de lesões nos ossos do antebraço e da coxa direita.
O Conselho Tutelar de Joaçaba foi acionado para acompanhar a situação e garantir a proteção do outro filho da mãe, que permaneceu sob os cuidados da avó materna.
Outro caso
No último domingo, em Florianópolis, o pequeno Moisés Falk Silva, autista não-verbal, de quatro anos, chegou sem vida ao Multihospital, no Sul da Ilha, com indícios de que tenha sido vítima de agressão.
O padrasto está preso.