19/03/2024 às 21h02min - Atualizada em 19/03/2024 às 21h02min

Governo utilizará Inteligência Artificial para fazer pente-fino no Bolsa Família

O objetivo do governo é alcançar uma eficiência de 100% na concessão do benefício.

Foto: Agência Brasil
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, anunciou nesta terça-feira (19) que o governo implementará a Inteligência Artificial para realizar uma revisão minuciosa no programa Bolsa Família, garantindo que apenas aqueles que realmente tenham direito ao benefício o recebam.

Atualmente, cerca de 2% das famílias que recebem o Bolsa Família não atendem aos critérios estabelecidos. O objetivo do governo é alcançar uma eficiência de 100% na concessão do benefício.


Durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico, o ministro explicou que o uso da Inteligência Artificial permitirá um cruzamento de mais de 1,3 pentabytes de informações, identificando com precisão aqueles que não estão cumprindo as regras do programa.

O plano anual da rede federal de fiscalização inclui oito ações, destacando-se a melhoria da qualidade da base de dados, a unificação do fluxo de denúncias do Bolsa Família e do Cadúnico, e a não criminalização da pobreza como diretriz fundamental.

Dias ressaltou que o aumento de fraudes em 2022, ano eleitoral, motivou a intensificação das medidas preventivas. O governo pretende evitar problemas detectando irregularidades antes mesmo do primeiro pagamento.

Além disso, estão previstos a criação de grupos de trabalho para redução de litigiosidade e elaboração de propostas para a aplicação de recursos federais no Cadúnico, visando fortalecer a transparência e a comunicação com a sociedade.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.