Na manhã desta terça-feira (2/9), o presidente do Criciúma Esporte Clube, Valter Minotto, recepcionou a reitora em exercício da Unesc, Gisele Silveira Coelho Lopes e a equipe de gestão no Estádio Heriberto Hülse. O encontro reforçou a parceria que une duas das maiores e mais representativas instituições do Sul catarinense, que desde 2021 têm somado forças dentro e fora de campo.
A história do vínculo começou quando o clube disputava a Série C do Campeonato Brasileiro. Na época, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, atualmente secretária de Educação do Estado de Santa Catarina, acreditou na importância de valorizar o Tigre e inseriu o apoio às políticas institucionais de auxílio ao esporte. A Unesc esteve presente também nos anos seguintes, ao lado do clube Carvoeiro na Série B nacional e Estadual, e mais recentemente na Série A.
Além das quatro linhas
O convênio coloca à disposição do Tigre uma rede completa de serviços e profissionais da Unesc em diferentes áreas. Entre elas, fisioterapia; nutrição; educação física; psicologia; medicina e odontologia. Além disso, são oferecidos atendimentos odontológicos semanais, consultas ginecológicas para as atletas das Meninas Carvoeiras, exames de análises clínicas, bolsas de estudo no Colégio Unesc, cursos de idiomas e oportunidades de estágio para acadêmicos.
“Hoje possuímos diversos estagiários envolvidos diretamente com o clube, o que mostra a dimensão do nosso compromisso. É um apoio concreto e diversificado, que soma muito à vida acadêmica e esportiva”, frisa a reitora em exercício.
Instituições comunitárias que transformam
Para Gisele, a parceria tem significado ainda maior por reunir duas instituições que representam Criciúma e a região.
“A Universidade e o Criciúma E.C., ao lado de outras grandes entidades, são marcas da cidade. Elas se fortalecem juntas, sustentam a comunidade e transformam Criciúma no que ela é hoje. Não é só negócio pelo negócio. Nossa identidade comunitária nos permite seguir em frente com o mesmo propósito: fazer a diferença na nossa região”, afirma.
Ainda representaram a Unesc o pró-reitor de Administração e Finanças, José Otávio Feltrin e o diretor de Finanças, Zanoni dos Santos Elias. Do lado do Criciúma estiveram, além do presidente Valter Minotto, o superintendente Paulo Cesar Bitencourt, a gerente Comercial e de Marketing, Viviani Olimpio, o diretor de Marketing, Fernando Maragno.
“Só tenho que agradecer à Unesc. Sou muito grato mesmo, pois esta é uma parceria muito importante, principalmente para nós. Realmente, conto com vocês no próximo ano, se for possível. A Unesc é parceira caseira, de proximidade, não apenas de formalidade”, ressalta.
Futuro em construção
O apoio da Unesc também se traduz em pesquisa e ciência. Atualmente, a Instituição conduz, em parceria com a Universidade de Houston, um estudo internacional sobre os atletas do Criciúma, abordando não apenas o condicionamento físico, mas também aspectos psicológicos, sociais e de saúde mental.
“O futebol é sonho, e para muitos jovens a melhor fase da vida é aqui dentro. Mas e depois? Como será o futuro se não seguirem carreira? Essa é uma preocupação nossa: olhar para eles como cidadãos, não apenas como atletas. A pesquisa trará provocações importantes e a Universidade está à disposição para pensar possibilidades”, explica Gisele.