Na madrugada deste domingo (7), o adolescente italiano Carlo Acutis foi oficialmente canonizado, tornando-se o primeiro santo millennial da Igreja Católica. A missa, celebrada pelo Papa Leão XIV, começou às 5h da manhã no horário de Brasília (10h na Itália), e reuniu cerca de 70 mil fiéis na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Carlo morreu em 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia, e ganhou fama mundial por usar a internet para evangelizar, documentando milagres eucarísticos em um site criado por ele. Conhecido como o “influenciador de Deus”, ele foi canonizado ao lado de Pier Giorgio Frassati, outro jovem católico de grande devoção.
5 curiosidades sobre Carlo Acutis
O corpo de Carlo Acutis
Após sua morte, Carlo foi sepultado em Assis, cidade de São Francisco, de quem era devoto. Seu corpo foi colocado em uma urna de vidro e pode ser visitado por peregrinos do mundo inteiro. Vestido com jeans e tênis, como costumava usar em vida, Carlo se tornou um símbolo de santidade na simplicidade do dia a dia. Desde a beatificação em 2020, seu túmulo atrai milhares de fiéis todos os anos.
Milagre brasileiro reconhecido pela Igreja
Parte crucial para a santificação de Carlo foi um milagre ocorrido no Brasil. Em 2013, em Campo Grande (MS), um menino foi curado de uma malformação congênita no pâncreas, especificamente um pâncreas anular, condição rara e grave. A cura aconteceu após orações diante de uma imagem de Carlo Acutis, na então chamada Capela São Sebastião, hoje Capela do Milagre. Este foi oficialmente reconhecido pela Igreja como um dos milagres necessários para sua canonização
Quem foi Carlo Acutis?