07/09/2025 09h39 - Atualizado há 4 horas
2 Min
Lua de sangue vista em San Salvador, El Salvador, em 14 de março de 2025 Marvin Recinos / AFP
Um espetáculo astronômico excepcional acontece neste domingo, 7 de setembro de 2025: um eclipse lunar total, conhecido como Lua de Sangue, que promete ser o mais longo do ano. O fenômeno começou com um eclipse penumbral e atingiu sua totalidade em 82 minutos — um recorde desde 2022.
Horário e visibilidade global
O eclipse começou durante a madrugada do Brasil, portanto, não será visível por aqui, nem mesmo parcialmente. No entanto, será plenamente visível em Europa, África, Ásia e Austrália.
Hora do evento
Embora o evento ocorra de madrugada no Brasil, ele estará acontecendo durante a noite em outras regiões do planeta. Este é um fenômeno imperdível para observadores internacionais e entusiastas — mesmo que o Brasil fique de fora da visibilidade direta.
Por que a Lua fica vermelha?
A coloração avermelhada da Lua ocorre porque a luz do Sol é filtrada pela atmosfera da Terra — os comprimentos de onda azuis são dispersos, enquanto os vermelhos passam e iluminam a Lua, mesmo estando totalmente imersa na sombra terrestre.
Como assistir ao vivo
Ainda que o Brasil não possa assistir ao fenômeno no céu, é possível acompanhar transmissões ao vivo de observatórios e instituições como o Observatório Nacional e outras plataformas online especializadas