A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) informou que o preço do café deve subir novamente, devido ao aumento do custo da matéria-prima.
Segundo Pavel Cardoso, presidente da Abic, o reajuste deve ficar entre 10% e 15%, ressaltando que a adequação “não deve ser superior à média do ano”.
Dados divulgados na última quarta-feira (24) mostram uma queda no consumo de café entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Apesar disso, a expectativa é encerrar o ano com resultados próximos aos de 2024. “Os dados de setembro nos levam a crer que teremos um comportamento surpreendente ainda este ano. Este é um sentimento inicial, mas indica que possivelmente teremos boas notícias sobre o consumo no fechamento do ano”, disse o presidente da Abic.
Impacto do Tarifaço
Cardoso também destacou o impacto do chamado Tarifaço, imposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre as exportações de café brasileiro. O setor, porém, mantém expectativas positivas com a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente norte-americano. “Isso mostra como o café e o setor de carnes são sensíveis à inflação americana”, afirmou.