Família de paciente de 38 anos doa órgãos e ajuda a salvar vidas em Criciúma

Na ação, o coração do paciente também foi doado.

  • Ir para GoogleNews
01/10/2025 14h07 - Atualizado há 2 horas
2 Min

Família de paciente de 38 anos doa órgãos e ajuda a salvar vidas em Criciúma
Foto: Divulgação HSJ

Na madrugada desta terça-feira, 30 de setembro, um dia após ser celebrado o Dia Mundial do Coração, o Hospital São José de Criciúma realizou a 24ª captação de órgãos do ano e a 3ª captação de coração em 2025. O doador foi um homem de 38 anos, que teve morte encefálica em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
 
A generosidade da família, ao autorizar a doação, possibilitou que pacientes que aguardam na fila de transplante tenham uma nova chance de vida. Em um momento marcado pela dor da perda, o gesto de solidariedade transformou-se em esperança. 

 
Durante o procedimento de captação, um momento de grande emoção marcou todos profissionais presentes. O médico responsável pela captação do coração fez uma pausa pedindo a todos um minuto de silêncio, em homenagem e agradecimento à família doadora. A atitude simbólica, tocou no coração de todos os profissionais envolvidos.
 
“Foi um gesto de respeito e humanidade que nos deixou extremamente emocionados e agradecidos por poder estar ali naquele momento”, reforça a enfermeira da Central Hospitalar de Transplantes do HSJosé, Morgana Carboni.
 
“Cada decisão de doar representa vidas que continuam, sonhos que seguem e famílias que se renovam. Por isso, é fundamental conversar sobre a doação de órgãos em família, garantindo que esse desejo seja respeitado e transformado em realidade no momento certo”, finaliza a enfermeira da CHT, Jaqueline Martins.
 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »