Região Sul se mobiliza em audiência pública por solução definitiva no Morro dos Cavalos

Encontro reunirá vereadores, lideranças políticas e comunitárias de todo o Sul de Santa Catarina e resultará em um manifesto coletivo

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09/10/2025 09h13 - Atualizado há 9 horas
4 Min

Região Sul se mobiliza em audiência pública por solução definitiva no Morro dos Cavalos
Foto: Thiago Kaue/Secom GOVSC

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizará nesta quinta-feira (9), às 19h, no auditório João Luiz Novelli, da Satc, uma audiência pública macrorregional para debater soluções em torno da construção do Túnel do Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça.

O encontro reunirá vereadores, lideranças políticas e comunitárias de todo o Sul de Santa Catarina e resultará em um manifesto coletivo que será encaminhado ao Governo Federal.

A iniciativa é da Comissão Especial Temporária do Túnel do Morro dos Cavalos, instalada pela Câmara de Criciúma no início deste ano, diante dos diversos incidentes que afetaram o trecho da rodovia, como deslizamentos de terra, chuvas intensas e rachaduras na pista, que provocaram bloqueios totais e parciais.

Os episódios reforçaram a urgência de uma intervenção definitiva no local, considerado há décadas um dos pontos mais críticos e perigosos da BR-101 Sul.

Ao longo dos últimos meses, os vereadores Marcos Machado (MDB), Ademir Honorato (PL), Aldinei Potelecki (Republicanos), Valmir Dagostim (PP), o Miri, Valdeci Bittencourt (PSD), o Amaral, Giovana Mondardo (PCdoB), Neto Uggioni (PSDB) e Neri Xavier (União) realizaram articulações regionais, levantamentos técnicos e jurídicos, além de contratar uma consultoria para análise detalhada do contrato de concessão da rodovia.

O relatório final apontou base legal para inclusão da obra na revisão quinquenal do contrato, atualmente em análise pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O presidente da comissão, vereador Marcos Machado (MDB), o Marquinho, destaca que a audiência pública será um momento de mobilização regional.

“Essa audiência é muito importante porque reunirá vereadores e lideranças do Sul para mostrar às autoridades competentes o quão essencial é a construção do túnel do Morro dos Cavalos. Ali passa a vida das pessoas e a economia da nossa região. É o último gargalo da duplicação da BR-101 Sul e precisamos de uma solução definitiva”, afirmou.

Relatório aponta base jurídica para inclusão da obra na concessão

O relatório final, apresentado nesta terça-feira (7) pelo relator Aldinei Potelecki, reforça que o trecho do Morro dos Cavalos representa há décadas um dos maiores gargalos logísticos do Sul do Brasil.

Reconhecido como ponto crítico desde o início da duplicação da BR-101, o local ainda é o último grande obstáculo geográfico da rodovia, comprometendo a fluidez do tráfego, a segurança viária e o desenvolvimento econômico da região.

Entre os principais pontos do documento, estão:

- O trecho do Morro dos Cavalos não constava no contrato original de concessão da BR-101 (2007), tendo sido incluído apenas com o 1º Termo Aditivo (2013), que tratou principalmente da mudança de praça de pedágio.
- O Programa de Exploração da Rodovia (PER) e seus anexos não contemplam obras estruturais específicas para o Morro dos Cavalos, limitando-se às passagens superiores já concluídas.
- Apenas a cláusula 9ª do Termo Aditivo menciona o segmento, atribuindo ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes  (DNIT) a responsabilidade pela execução de obras de ampliação de capacidade (como túneis ou faixas adicionais), caso confirmada a necessidade e viabilidade econômica.
- O contrato permite revisões quinquenais, que podem incorporar novas obras ou aditivos, desde que respeitado o equilíbrio econômico-financeiro e o interesse público.
- Apesar de a concessionária ter responsabilidades de segurança e gestão de emergências, não há obrigação contratual imediata para a construção do túnel.

A análise técnica confirmou, contudo, que existe base jurídica clara para inclusão da obra na revisão quinquenal atualmente em curso pela ANTT, mediante decisão conjunta com o DNIT.

O relatório classifica a situação como uma “omissão institucional prolongada”, que há décadas impõe prejuízos econômicos, riscos à vida e perda de competitividade ao Sul catarinense.

Embora reconheça esforços técnicos, o documento ressalta que a ausência de medidas concretas mantém o Morro dos Cavalos fora das prioridades federais.

“Essa audiência pública é um passo fundamental para mostrarmos às autoridades competentes o quanto essa obra é vital. O Morro dos Cavalos é hoje o maior gargalo da duplicação da BR-101 e representa tanto riscos à vida quanto entraves ao desenvolvimento do Sul do Estado. Não podemos aceitar mais morosidade”, destacou o presidente da comissão, vereador Marquinho Machado.


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