25/03/2024 às 20h12min - Atualizada em 25/03/2024 às 20h12min
Correios atenderão a serviços da Caixa, como seguro-desemprego e FGTS; entenda o que muda
Parceria prevê que encomendas poderão ser recebidas em lotéricas
Agência Brasil
Marcelo Camargo / Agência Brasil Nesta segunda-feira (25), a Caixa Econômica Federal e os Correios anunciaram uma parceria que disponibilizará serviços como o Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o seguro-desemprego nas unidades dos Correios. Em contrapartida, os cidadãos poderão utilizar pontos de coleta instalados nas casas lotéricas para postar e retirar encomendas.
A parceria foi oficializada com a assinatura dos presidentes da Caixa, Carlos Vieira, e dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Como parte do acordo, funcionários da Caixa realizarão atendimentos presenciais ou virtuais em espaços nas unidades dos Correios.
Os clientes da Caixa terão acesso a serviços como atualização cadastral, desbloqueio de senhas, consulta e autorização de saque de benefícios sociais, além de orientações sobre abono salarial, seguro-desemprego, FGTS e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por meio de videoconferência.
A integração entre as duas instituições estava em fase de teste desde 12 de março em uma agência postal no município de Peixe-Boi (PA). Carlos Vieira também anunciou que 500 dos 13 mil correspondentes bancários do banco já estão recebendo encomendas dos Correios.
O objetivo é expandir os serviços do banco para todas as unidades dos Correios até o final do ano, com prioridade para localidades sem pontos de atendimento da Caixa. Quanto às casas lotéricas, a expansão do atendimento dependerá da adesão das unidades.
Além disso, o acordo inclui o compartilhamento de imóveis entre os Correios e a Caixa, visando ampliar a cobertura presencial das duas empresas e auxiliar na recuperação e modernização de propriedades de imóveis da União.