Semana de calor, temporais e alerta de ciclone com chuva intensa, ventos fortes e mar agitado

Confira a previsão

  • Ir para GoogleNews
03/11/2025 11h45 - Atualizado há 5 dias
3 Min

A segunda-feira começou com temporais isolados nas áreas de divisa com o RS devido à atuação de uma área de baixa pressão em diferentes níveis da atmosfera.

No decorrer do dia, a influência desse sistema ainda mantém o tempo instável com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, especialmente nas áreas do centro/leste do estado, incluindo as regiões dos Planaltos, Litoral e Vale do Itajaí. 

Entre a terça (04) e a quinta-feira (06), as instabilidades diminuem com alguns períodos em que a chance de chuva é maior, mas com fraca intensidade.

Ao longo do período, por conta do aumento das temperaturas, há chance de temporais isolados entre às tarde e noites.

Já no litoral, a circulação marítima mantém chance de chuva fraca nos extremos dos dias.

Nesse período, as temperaturas permanecem mais altas pelo estado.

Entre essa segunda (03) e terça-feira (04), elas variam entre 16 e 25 graus em Criciúma.

Já na quarta-feira (05), o calor ganha força sobre o leste do estado, com marcas chegando aos 30 graus no Sul catarinense.

Entre quinta (06) e sexta-feira (07), com o aumento das instabilidades, as temperaturas diminuem em todas as regiões, não passando de 20 graus em Criciúma.

Atenção para o fim de semana 

Entre a sexta-feira (07) e o sábado (08), o tempo será influenciado por um sistema de baixa pressão e posterior formação de um ciclone extratropical em alto mar, próximo da costa do sul do Brasil.

Este sistema provoca temporais, vendavais e agitação marítima. 

Na sexta-feira (07), há risco para temporais acompanhados de chuva intensa e vendavais, além de raios e eventual queda de granizo.

As instabilidades começam a se desenvolver no Grande Oeste e áreas de divisa com o RS ainda na madrugada/manhã e se deslocam para as demais regiões do estado — Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto e Litoral Norte — entre a manhã e o final do dia. 

Entre a noite de sexta e principalmente no sábado (08), a formação do ciclone em alto mar provoca rajadas de vento sul, com velocidade média entre 30 e 40 km/h e rajadas entre 70 e 90 km/h, especialmente no litoral e áreas próximas.

Essa condição deixa o mar muito agitado e com risco para ressaca ao longo do final de semana.

As ondas variam entre 2,5 e 3,5 m no Litoral Sul e Grande Florianópolis e até 2,5 m no Litoral Norte. 

Os horários e as áreas de atuação de cada um dos fenômenos — entre a sexta-feira e o sábado — dependerão do deslocamento e formação do sistema de baixa pressão.

Com isso, a Secretaria da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade e importância de acompanhar diariamente os boletins e Avisos emitidos, devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »