O Brasil vai mudar, temporariamente, de capital em novembro de 2025. A presidência da República sancionou nesta terça-feira (4) a lei que transfere a sede do governo federal de Brasília para Belém (PA) durante a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30), que ocorrerá de 11 a 21 de novembro de 2025.
A decisão, publicada no Diário Oficial da União sob o número Lei nº 15.251, tem caráter simbólico e político, segundo o governo federal.
O objetivo é reforçar a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional e mostrar o compromisso do país com o debate climático global.
Durante o período da conferência, atos oficiais e despachos, inclusive os do presidente e ministros, terão Belém registrada como capital brasileira.
Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário poderão se instalar temporariamente na cidade para exercer suas atividades.
Essa será a segunda vez na história que a capital federal é transferida por causa de uma conferência ambiental. A primeira ocorreu em 1992, durante a Rio-92, quando o governo federal se estabeleceu temporariamente no Rio de Janeiro.
Com a COP30, Belém se prepara para receber líderes de mais de 190 países, além de ativistas, cientistas e representantes de organizações internacionais.
A cidade, localizada no coração da Amazônia, deve se tornar o centro das discussões sobre sustentabilidade, preservação ambiental e justiça climática.