02/04/2024 às 14h14min - Atualizada em 02/04/2024 às 14h14min

Cobra peçonhenta é encontrada dentro de ônibus escolar momentos antes da entrada de alunos no veículo

Réptil se escondeu atrás do painel. Bombeiros fizeram resgate do animal.

Uma cobra peçonhenta foi encontrada dentro de um ônibus escolar em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, momentos antes da entrada de estudantes no veículo. O réptil foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Os socorristas foram chamados pouco depois das 16h45 de segunda-feira (1º) ao bairro Seminário. Conforme os bombeiros, o motorista estava com o ônibus parado na rua esperando os alunos saírem da escola quando percebeu a serpente dentro do veículo.


Em conversa com os socorristas, o condutor não soube informar como o animal foi parar no ônibus. Como o motorista veio de outra cidade, acredita que a cobra possa ter sido transportada sem o conhecimento dele.

Para fazer o resgate, os bombeiros usaram luvas e um pedaço de madeira para localizar o animal. A cobra estava escondida ao lado do volante.

Após ser resgatado, o réptil foi solto em uma área de mata longe de residências, conforme os bombeiros.

Peçonhenta

O biólogo Alex Bergmann explicou que a cobra-verde é peçonhenta. "Uma característica importante dela é que ela é uma serpente do tipo opistóglifa, ou seja, ela possui veneno, só que o dente que ela usa para injetar o veneno nas presas dela fica no fundo da boca. Então não é tão fácil para ela injetar o veneno, seja numa presa ou seja numa pessoa, caso ocorra um acidente".

Segundo ele, casos de picadas da cobra-verde em humanos são raros. "O veneno dela não é um veneno de reação muito forte no organismo. Vai causar dor, vai causar inchaço, vai causar necrose, pode causar até hemorragia, mas os acidentes realmente graves com pessoas são raros".

A espécie tem nome científico Philodryas olfersii. Geralmente, a cobra-verde se alimenta de roedores, anfíbios e pequenos lagartos, conforme o biólogo.

O que fazer em caso de picada?

Caso seja picado por uma cobra, não se deve amarrar o local. O torniquete pode aumentar o risco de necrosar o local e resultar até em amputação;

não se deve cortar o local, fazer perfurações ou sucção;

o local da picada deve ser lavado com água e sabão;

a vítima deve ser levada o mais rápido possível ao hospital;

é importante tentar identificar a serpente (pode ser por foto, se possível) pois isso facilitará para escolha do soro antiofídico a ser aplicado.

Onde ligar?

Entre em contato com os Bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental da sua cidade (190);
em caso de acidente com serpente, entre em contato com o Samu (192), os Bombeiros (193) ou se dirija ao hospital público mais próximo;
dúvidas ou orientações sobre procedimentos de primeiros socorros podem ser esclarecidas com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), pelo telefone: 0800 643 5252.





Fonte: G1/SC


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.