Diretores escolares da rede municipal tomam posse em Criciúma

Ato ocorreu na última semana, no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. No total, 62 gestores foram empossados

  • Ir para GoogleNews
05/02/2024 17h01 - Atualizado em 05/02/2024 às 17h01
3 Min

Diretores escolares da rede municipal tomam posse em Criciúma
Foto: Laura Bazzei
Os gestores das escolas municipais de Criciúma tomaram posse de seus cargos na última semana. Neste ano, a função de diretor escolar foi preenchida por professores nomeados a partir de um processo seletivo lançado em agosto de 2023, com base na Lei Complementar (LC) nº 441, que dispõe sobre a gestão democrática do ensino da rede municipal, e no decreto municipal nº 703/22, de 14 de abril de 2022. Os gestores nomeados poderão permanecer em seus cargos até 2028.


O ato de posse ocorreu no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, e contou com a presença do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do vice-prefeito Ricardo Fabris, do secretário-geral da prefeitura, Arleu da Silveira, e do secretário municipal de Educação, Celito Cardoso.

"Por meio desse processo democrático, buscamos despartidarizar a gestão das escolas municipais, possibilitando que todos os interessados se inscrevessem e apresentassem suas propostas. Nomeamos os profissionais a partir de critérios técnicos com o objetivo de melhorar cada vez mais a qualidade da educação municipal", declarou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.



No total, 62 diretores foram empossados. O processo seletivo foi elaborado tomando como base critérios técnicos de mérito e desempenho, de acordo com as legislações nacionais.

"Essa mudança tornou a seleção de gestores escolares ainda mais criteriosa. Nosso objetivo é elevar a qualidade do ensino a partir do aprimoramento das políticas pedagógicas por meio da gestão democrática", contou o secretário municipal da Educação.


Segundo a coordenadora geral pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Gislene Sala, "por meio do processo seletivo, os candidatos apresentaram um plano de gestão contemplando as dimensões pedagógica, político-institucional, administrativo-financeira e pessoal a uma banca examinadora composta por técnicos da Secretaria Municipal de Educação, representantes dos colegiados de cada unidade de ensino e membros externos integrantes de instituições de ensino superior de Criciúma".


Gestão democrática


De acordo com a lei municipal nº 441/2021, a gestão democrática é considerada como um conjunto de práticas dialógicas que acontecem articuladamente em espaços pedagógicos coletivos, voltadas para a melhoria dos resultados de aprendizagem e do aprimoramento das políticas municipais e nacionais. É compreendida como a tomada de decisão conjunta quanto ao planejamento, organização, execução, acompanhamento e avaliação das questões administrativas, pedagógicas e financeiras, envolvendo a participação da comunidade escolar. Dessa forma, as unidades de ensino municipais devem organizar e efetivar seu planejamento utilizando como princípio a gestão democrática.



Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Tags »
Notícias Relacionadas »