17/05/2024 às 17h17min - Atualizada em 17/05/2024 às 17h17min

Maio Laranja: Prefeitura de Criciúma lança campanha contra violência sexual de crianças e adolescentes

Realizada em parceria com a Polícia Civil (PC) e Polícia Científica (PCI), iniciativa foi lançada nesta semana, em solenidade realizada no Paço Municipal Marcos Rovaris

A Prefeitura de Criciúma, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Polícia Civil (PC) e Polícia Científica (PCI), iniciou, nesta semana, a campanha "Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes", em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa foi lançada em solenidade realizada no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.

Conforme o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, é fundamental que a Administração Municipal esteja aberta e receptiva para a realização de palestras que foquem na prevenção de violências. Salvaro destaca, ainda, que Criciúma é uma das cidades mais seguras de todo o território nacional. "Eu tenho a certeza de que o debate realizado aqui vai nos deixar mais preparados para enfrentar os desafios relacionados ao enfrentamento à violência sexual contra criança e adolescentes", conta.


O presidente do CMDCA de Criciúma, Vladimir Teixeira, celebrou a parceria entre o governo municipal e os órgãos de segurança para a realização da campanha. "Ao unir esforços, podemos investigar de forma mais eficiente casos de abuso, exploração, além de outras formas de violência que afetam os jovens em nossa comunidade", pontua.

Na solenidade de lançamento da iniciativa, profissionais da PCI compartilharam informações sobre as campanhas e os projetos de conscientização sobre os riscos à segurança e ao bem-estar das crianças. Movimentos como "Operação Caminhos Seguros, Combate Violência Sexual" e "Minha Voz Tem Vez" foram listados durante a cerimônia. Deste modo, a delegada e coordenadora das Delegacias de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMIS), Patrícia Maria Zimmermann D'Avila, reforçou o papel da polícia no combate à violência sexual infantojuvenil.

No decorrer do ato, foram apresentados, também, os índices criminais, o funcionamento do procedimento do exame de anamnese e a importância do tema. "Por isso que nós, além da nossa função de investigação, temos partido para programas preventivos", frisa Patrícia. Segundo ela, as discussões visam apresentar informações que muitas pessoas não possuem acesso ou entendimento.

Omissão é crime

"É um crime muito intenso, porque aquilo vai impactar a vida da criança ou do adolescente como um todo", reforça o médico perito legista e psiquiatra forense da PCI, Rafael Gusmão Rocha. Desta forma, o profissional, durante a solenidade, destacou que as pessoas precisam ficar atentas às mudanças bruscas nas atitudes e comportamentos de crianças e adolescentes.

 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.