09/02/2024 às 14h07min - Atualizada em 09/02/2024 às 14h07min

Vai beber no Carnaval? Saiba o que fazer para evitar a ressaca no dia seguinte

Se beber, não dirija!

Imagem Ilustrativa
Você já bebeu demais e sentiu aquele mal-estar no dia seguinte? Dor de cabeça, náuseas, boca seca e outros sintomas são indicativos fortes da temida ressaca. Quer saber como evitar a ressaca e não atrapalhar a folia?

As principais causas da ressaca


As bebidas causam alterações sanguíneas que afetam o sistema nervoso e a hidratação do corpo. Todas a bebidas alcoólicas, desde as fermentadas às destiladas, provocam a dilatação dos vasos sanguíneos, causando reações do cérebro.

Os sinais da ressaca só costumam aparecer depois que o álcool saiu do organismo. Por isso, vale a pena entender quais são os principais efeitos e como evitar a ressaca.

Ressaca de vinho

Há quem diga que essa é a pior ressaca de todas, especialmente para quem não está habituado a beber vinho. A dor de cabeça é forte, os olhos ficam um pouco secos, e a sensação é que o rosto está pegando fogo. Tudo isso porque, com a quantidade de vinho ingerida, o corpo produz e libera maior quantidade de histaminas. Isso é uma resposta às inflamações e alergias (devido à elevada concentração de álcool no sangue).

Ressaca de cerveja

A cerveja é a bebida preferida de muita gente durante festas. Ingerida em temperatura mais gelada durante o período de intenso calor, a quantidade, muitas vezes, pode passar do limite, sem que o folião se dê conta do perigo. No dia seguinte, lá está a dor de cabeça. Pode haver ainda irritação no estômago e outras consequências da desidratação.


4 truques para saber como evitar a ressaca

O ponto principal para evitar a ressaca depois de beber é se preparar antes e também durante a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool em excesso sobrecarrega o fígado, que trabalha demais, mesmo quando você já não está mais embriagado.

A situação do fígado bagunça o metabolismo. Por isso, tomar cuidado ao beber é fundamental. Veja alguns truques que poderão ajudá-lo:

1. Coma bem antes de beber

Deixar a barriga vazia enquanto bebe é ruim. O ideal é “forrar” o estômago com um lanche antes de beber e comer alguma coisa enquanto estiver bebendo. Dessa forma, o álcool será processado junto com a comida, evitando dores de estômago. Evite ingerir frituras, pois esses alimentos também sobrecarregam o fígado. O órgão já estará dando conta do álcool.

2. Beba muita água 

Faça isso antes, durante e depois da bebedeira. A ingestão de água é fundamental para manter o organismo hidratado. O álcool faz com que o corpo perca grande volume de água, que é um elemento fundamental para a realização de diversas funções. Sempre que possível, dê um gole de água entre uma bebida alcóolica e outra.

3. Não misture as bebidas 

Escolha bem o que você vai beber. Alguns tipos de bebida têm efeito destruidor no seu bem-estar no dia seguinte devido aos componentes, como doses elevadas de açúcar, conservantes, entre outros. Alguns ingredientes, se misturados, pesam nos órgãos que atuam para a desintoxicação da bebida. O pâncreas, por exemplo.

4. Beba moderadamente

Não exagere! Apesar da sensação de satisfação e alegria no início, a bebida em excesso faz com que a pessoa tenha os reflexos diminuídos, desenvolve problemas de coordenação e deixa a vista borrada. Com o consumo em excesso, há perda da consciência, e outros efeitos mais graves podem surgir.

Por isso, nunca esqueça: se beber, não dirija. Agora que você já sabe como evitar a ressaca, já pode garantir uma festa divertida, saudável, longe de acidentes e sem dores de cabeça.



Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.