09/02/2024 às 21h43min - Atualizada em 09/02/2024 às 21h43min

Anvisa alerta sobre perigos no uso de colas para fixar cílios e unhas postiças

O uso pode causar cegueira, por exemplo

A temporada de pré-carnaval e carnaval traz consigo não apenas a alegria e a folia, mas também o uso comum de acessórios de beleza como cílios postiços e unhas artificiais. No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de segurança após relatos de reações alérgicas e irritação ocular associadas ao uso indevido de colas instantâneas para fixação desses itens.

O uso inadequado dessas colas, não regularizadas como cosméticos, pode acarretar danos graves à saúde, incluindo cegueira. Produtos como Cola Instantânea Super Bonder e Adesivo Instantâneo 793-TekBond, originalmente destinados a aplicações não cosméticas, foram citados nas notificações à Anvisa.


A agência recomenda a suspensão imediata do uso desses produtos e incentiva consumidores e profissionais do segmento de beleza a utilizarem apenas produtos cosméticos regulamentados pela Anvisa. Em caso de complicações decorrentes do uso dessas colas, é recomendável procurar assistência de um profissional de saúde e notificar tanto a Vigilância Sanitária local quanto a Anvisa.

A colaboração ativa de todos é essencial para garantir a segurança da população. A Anvisa disponibiliza canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas e consulta sobre a regularização de produtos cosméticos: 0800 642 9782. A ligação é gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.