02/08/2024 às 13h40min - Atualizada em 02/08/2024 às 13h40min

Ricardo Guidi é denunciado por suposto uso de servidores da Câmara na pré-campanha à prefeitura de Criciúma

Entenda.

Segundo informações do jornalista Marcelo Lula, do jornal SCemPauta, o pré-candidato à prefeito de Criciúma, Ricardo Guidi, do PL, foi denunciado ao Ministério Público Eleitoral por suposto abuso do poder econômico e político no período pré-eleitoral.

Nomes como Caio Marcelo Farias da Silva, Eduardo Zanatta Filho, Kely Cristina Ferreira, Marieli Salvador de Souza e Renato Valvassori foram citados na denúncia. Os servidores públicos estariam acompanhando e divulgando as agendas de Guidi, enquanto deveriam acompanhar e cobrir as agendas de Darci de Matos, que assumiu o lugar de Guidi na Câmara Federal.


“Os servidores supostamente seguem a serviço de Guidi, porém, em benefício de sua pré-candidatura, sendo custeados pelo dinheiro público”, escreveu o jornalista.

Lula ainda diz que segundo a denúncia, os servidores estão atuando na pré-campanha em flagrante desvio de função.

“Vale destacar que a lei eleitoral proíbe esse tipo de conduta por configurar o uso da máquina pública em benefício de um determinado pré-candidato ou candidato, podendo caracterizar abuso de poder político com o benefício do Estado. Além disso, o uso de servidores para atos que não sejam diretamente ligados à atividade parlamentar contraria ato da Presidência da Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o gasto de recursos públicos. Também é vedado qualquer uso de dinheiro do parlamento no custeio de pré-campanhas ou campanhas eleitorais”.

Falando por Ricardo Guidi, seu advogado, Luiz Magno, disse que soube da denúncia pela imprensa, mas que não foi notificado. Ele nega que tenha havido qualquer uso indevido de servidores da parte de Guidi.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.