Governo decide não retomar horário de verão em 2024; retorno será avaliado para 2025

  • Ir para GoogleNews
16/10/2024 14h55 - Atualizado em 16/10/2024 às 14h55
2 Min

Governo decide não retomar horário de verão em 2024; retorno será avaliado para 2025
Divulgação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quarta-feira (16) que o horário de verão não será retomado neste ano. A decisão foi tomada após reuniões com o Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), que indicaram que a medida não é necessária para o período atual. Segundo o ministro, a segurança energética está assegurada, com uma modesta recuperação das condições hídricas do país.

Silveira informou que o governo avaliará a possibilidade de retorno da medida em 2025. "O horário de verão deve ser considerado com base em análises precisas de seus impactos no setor elétrico e na economia, não apenas sob uma perspectiva política", afirmou o ministro.


Embora o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) tenha recomendado o retorno da política, a melhora nos níveis dos reservatórios de hidrelétricas e nas condições climáticas afastou a necessidade de sua aplicação ainda em 2024. Além disso, a falta de tempo para que setores como o da aviação se ajustassem às mudanças foi um dos fatores que pesaram na decisão.

Tradicionalmente, o horário de verão era implementado entre outubro/novembro e fevereiro/março, com maior aproveitamento dos benefícios entre outubro e meados de dezembro. No entanto, caso fosse adotado ainda neste ano, a medida teria pouco impacto, uma vez que só poderia começar em novembro.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »