Vídeo: Lagarto dá “corridão” em homem após ser alvo de pedradas

Segundo biólogo, animal só reagiu porque foi atacado.

  • Ir para GoogleNews
28/10/2024 13h31 - Atualizado em 28/10/2024 às 13h31
3 Min

O jovem que caiu ao tentar correr de um lagarto teiú após jogar pedras contra ele afirmou que "nunca mais" vai tentar espantar um réptil depois do susto que levou em Guaramirim, Santa Catarina. Ele conta que tentava espantar o animal porque uma colega de empresa estava com medo. No entanto, acabou amedrontado pelo bicho.

Veja o vídeo:



"Ele se irritou comigo pela minha ação, veio pra cima. Levei um susto", relatou Hector Augusto, de 19 anos, que admitiu ter errado ao lançar as pedras contra o lagarto.

A situação ocorreu na semana passada e foi gravada por colegas de trabalho. O vídeo, compartilhado inicialmente somente entre os colegas, viralizou nas redes sociais e levantou uma discussão sobre consciência ambiental.

Comum em áreas urbanas, o lagarto não faz mal para os humanos e aparece com maior frequência em épocas do ano mais quentes, segundo o biólogo Christian Rabock, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). A orientação é não provocá-los.

"A pessoa foi provocar o animal, que estava na dele e se defendeu. Nesse tipo de defesa, ele pode morder, pode bater com o rabo, e ali ele acabou correndo. Levantou as patas da frente e correu em direção a pessoa. O animal não atacou, só se defendeu", avalia.

Funcionário de uma distribuidora de aço, Hector explica que, embora tenha errado, segundo ele, a intenção não era machucar o lagarto, mas ajudar uma colega de empresa que estava com medo.

"Aí eu tentei espantar, mas não com a intenção de machucar, tanto que eu nem cheguei perto porque eu sabia que ele avançava. Aí eu taquei a pedra, foi a hora que ele veio para cima", lembra.

Com o susto que levou ao ver o réptil levantar as patas da frente e correr em sua direção, Hector se desequilibrou e caiu. "Machuquei meu joelho, tive que pagar a tela do celular (que quebrou). Eu não queria fazer mal para o animal", refletiu.

Lagarto teiú

O lagarto que se vê no vídeo é da espécie teiú (Salvator merianae), segundo Raboch, comum na região. O biólogo explica que agora, a época de primavera e verão, é o comum o aparecimento de répteis que tem sangue frio.

"Lagartos e cobras começam a ficar mais ativos por conta do metabolismo, que aumenta. E aí, esses bichos, que são comuns em área urbana, principalmente o lagarto, aparecem preambulando, procurando comida, pegando sol", diz.






























Com informações do G1/SC


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »