O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou o relatório semanal sobre a balneabilidade das praias catarinenses.
De um total de 127 praias e lagoas analisadas entre os dias 11 e 15 de novembro, 85 estão totalmente próprias para banho.
Além disso, outras 23 possuem locais próprios e impróprios, enquanto 19 estão totalmente impróprias.
O levantamento abrange 238 pontos monitorados, alguns dos quais têm mais de um local analisado.
Praias conhecidas, como Canasvieiras e Jurerê, em Florianópolis, e Guarda do Embaú, em Palhoça, estão entre as totalmente próprias para o banho.
Confira, ABAIXO, a lista das praias e lagoas totalmente próprias para banho:
Já as praias e lagoas com pelo menos um ponto impróprio para banho incluem locais como a Praia Central de Balneário Camboriú, que possui oito pontos impróprios, e a Lagoa da Conceição em Florianópolis, com dois pontos impróprios.
Outros locais, como a Praia de Ponta das Canas, também apresentam pontos com a balneabilidade comprometida.
MONITORAMENTO CONTÍNUO
De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento semanal das praias, enquanto no período de abril a setembro a pesquisa e divulgação acontecem mensalmente.
A balneabilidade das águas é monitorada por meio de coletas realizadas ao longo da costa catarinense, com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos banhistas.
É importante que os moradores e turistas fiquem atentos aos relatórios de balneabilidade para aproveitar o litoral catarinense de forma segura e saudável.