O Governo do Estado de Santa Catarina voltou atrás na proposta de incluir um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para barcos e aviões em Santa Catarina.
A decisão foi anunciada pelo governador Jorginho Mello (PL) na manhã desta segunda-feira (9) por meio de uma publicação nas redes sociais.
A proposta de taxação havia sido inserida em um pacote tributário que será enviado pelo governo à Assembleia Legislativa com o objetivo de adequar a legislação estadual à reforma tributária.
O pacote inclui mudanças em três principais áreas de arrecadação: o IPVA, o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o sistema tributário de Santa Catarina.
Ao justificar a mudança, o governador destacou seu compromisso de não aumentar impostos no estado. Em uma postagem nas redes sociais, Mello afirmou que aguardará a regulamentação da reforma tributária federal para decidir sobre a aplicação do IPVA para barcos e aviões.
Entenda o pacote tributário do Governo de Santa Catarina
O pacote enviado ao Legislativo garante ajustes na política de revisão dos incentivos fiscais, que, segundo o governo, são excessivos e não se justificam em alguns casos.
A medida faz parte do Pafisc (Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina) e é apresentada após consultas com entidades representativas do setor produtivo. As mudanças buscam garantir um cenário de mais equilíbrio fiscal no estado.
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Entre em nosso Grupopara receber notícias em primeira mão