Uma idosa de 70 anos, condenada pela morte de um menino de 8 anos durante um ritual de magia em 2008, foi presa nesta sexta-feira (13) em Brusque, no Vale do Itajaí, Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, ela estava escondida em uma casa no bairro Zantão há cerca de quatro meses. Após ser capturada, foi levada ao Presídio Feminino de Itajaí.
A mulher, conhecida como “Mãe Vanginha”, foi condenada de forma definitiva a 37 anos e seis meses de prisão em regime fechado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e estupro.
O crime
A investigação revelou que o menino, de 8 anos, foi abusado sexualmente e morto a facadas por dois homens e um adolescente, em um ritual de magia na Bahia. Três mulheres, incluindo “Mãe Vanginha”, foram apontadas como mandantes do crime.
Foragida desde 2008
A condenada estava foragida desde o ano do crime. Segundo o delegado Fernando Luis De Farias, responsável pela operação, diversos mandados de prisão foram expedidos ao longo do processo, sendo o mais recente em abril de 2024.
Informações obtidas em parceria com a Polícia Federal e o setor de capturas de São Borja (RS) levaram as autoridades ao imóvel onde a mulher estava escondida. A casa, em uma área de difícil acesso, era monitorada pela polícia, que confirmou sua localização e realizou a prisão.
“O mandado foi cumprido após meses de investigações. Agora, haverá tratativas entre as Varas de Execuções Penais de Itajaí e da Bahia para definir onde a pena será cumprida”, explicou o delegado.
Reclusa para evitar a prisão
A idosa vivia de forma reclusa, permanecendo dentro de casa quase o tempo todo para evitar ser localizada. O imóvel estava sendo monitorado pelas autoridades antes da operação que resultou na sua captura.
*Fonte: g1 SC