Marcos, ex-morador de rua, compartilha sua jornada de superação após ser resgatado das ruas de Criciúma em fevereiro de 2024.
Sua história ganhou notoriedade quando um vídeo viralizou nas redes sociais, mostrando o momento em que o prefeito Clésio Salvaro o abordou e o encaminhou para a Assistência Social.
Assista abaixo:
A abordagem inicial do prefeito Clésio Salvaro, que despertou Marcos nas ruas para que ele começasse a trabalhar, gerou críticas e questionamentos.
Bruno Ferreira, ex-secretário de Assistência Social, explica: “Muitas pessoas criticaram, achando que estávamos desrespeitando seus direitos, mas essa intervenção inicial foi necessária.
Marcos não é um caso isolado. “Ele é um exemplo real de superação. Vimos muitos como ele, mas nem todos aceitavam a ajuda necessária para mudar suas vidas. O Marcos aceitou e teve a determinação para transformar sua trajetória”, afirma Ferreira.
Após um processo de reabilitação, Marcos conseguiu um emprego formal e começou a estudar Direito na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com uma bolsa integral.
Depois disso, Marcos procurou a Defensoria Pública, regularizou sua pensão e hoje tem a responsabilidade de pagar e visitar seu filho aos sábados”.
“Há quase um ano, eu busco mudanças e tenho colhido bons frutos. Hoje me sinto muito orgulhoso do que consegui alcançar”, declara Marcos.
Hoje, Marcos possui sua própria residência, mas ainda precisa de ajuda para mobiliar o lar com móveis e itens essenciais.
A história de Marcos destaca que, com apoio adequado e uma mão estendida, é possível mudar completamente a trajetória de vida.