Patas que curam: Labrador leva alegria a pacientes em Criciúma

  • Ir para GoogleNews
19/12/2024 11h52 - Atualizado em 19/12/2024 às 11h52
2 Min

Patas que curam: Labrador leva alegria a pacientes em Criciúma
Foto: Divulgação/HSJ
 

Um visitante especial transformou a rotina do Hospital São José, em Criciúma, trazendo emoção, sorrisos e momentos de esperança. 

Bono, um labrador treinado para terapias assistidas por animais, chegou acompanhado pelo sargento Mateus Premoli, do Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, e encantou pacientes, familiares e colaboradores com sua doçura e sensibilidade.

O cão chegou como a “estrela” da oncologia adulta e pediátrica da entidade; e conseguiu arrancar sorrisos, abraços e olhares cheios de alegria das crianças, jovens e adultos em tratamento; muitas das quais vivem desafios diários no combate à doença.

 

“A presença de um animal tão carinhoso como o Bono, transforma o dia de qualquer pessoa. A gente viu que ele não apenas anima os pacientes, mas também ajuda a aliviar o estresse, reduz a ansiedade e até diminui a percepção da dor”, explica a psicóloga Elaine Cristina Dias.



A ciência comprova o poder dos animais na recuperação de pacientes. Estudos mostram que a interação com cães terapêuticos estimula a liberação de endorfina, o “hormônio da felicidade”, e promove um bem-estar que vai além do momento.

 

“Ver as crianças sorrindo, acariciando o Bono e esquecendo, mesmo que por instantes, as dificuldades do tratamento, é algo emocionante. Esses gestos simples renovam as forças e enchem os corações de esperança”, destacou a enfermeira Thamillis.



A ação reflete o compromisso do Hospital São José com a humanização do atendimento, um dos pilares da instituição.

 

“Cuidar do emocional é tão importante quanto tratar o físico. Momentos assim mostram que acreditamos no poder do acolhimento e da solidariedade para transformar vidas”, ressalta Elaine.



Bono e o sargento Premoli foram os grandes protagonistas deste dia cheio de amor e solidariedade. A passagem nos corredores e setores da entidade, trouxe muita alegria para todos por onde eles passaram.

 

“É muito gratificante poder realizar essas ações e conseguir tirar o foco dos pacientes de algo sofrido trazendo eles para um momento de sorrisos e esperança. Até a interação comigo, como condutor do Bono, contando sobre toda a sua trajetória, já trouxe um pouco de descontração nos leitos”, finaliza Premoli.

 


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »