Criciúma vai comemorar 145 anos de colonização nesta segunda-feira (06) com várias atividades. As celebrações começam no domingo (05), com um Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no centro da cidade, às 17h.
Já na segunda-feira (06), o destaque fica para a Missa de Celebração na Catedral São José, às 8h. Após a missa, o tradicional corte do bolo de aniversário será feito na Praça Nereu Ramos. E, para deixar a data ainda mais especial, o bolo deste ano pesa 145 kg!
No mesmo dia, será lançado o edital para a criação da identidade visual do centenário de emancipação de Criciúma, que acontece em 4 de novembro.
O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, falou sobre a importância da data:
“Hoje, celebramos os 145 anos de colonização da nossa cidade, que tem uma história rica e cheia de significados. Famílias que vieram de longe, enfrentaram desafios e trouxeram sonhos, criando essa cidade que, ao longo dos anos, se transformou e cresceu com suas origens e valores", explicou.
Cristiane Maccari Uliana Zappelini, presidente da Fundação Cultural de Criciúma, também destacou o significado de relembrar essa história.
"Comemorar esse aniversário é lembrar de como as famílias que chegaram aqui ajudaram a construir essa cidade, com coragem, determinação e união”, afirmou.
A colonização de Criciúma começou com os italianos, que foram os primeiros a chegar, motivados pelas dificuldades na Europa. Mas, ao longo dos anos, outras etnias como a negra, alemã, polonesa, portuguesa e árabe também contribuíram para o crescimento do município.
As celebrações religiosas, que acontecem neste fim de semana, marcam os 145 anos da fundação do núcleo colonial, mas também dão início às comemorações do centenário de emancipação político-administrativa de Criciúma
E para celebrar os 100 anos da emancipação, no dia 06, será lançado o edital para escolher a logo que representará essa importante data.
Confira a programação:
05/01 (domingo):
17h – Culto de Ação de Graças na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Centro)
06/01 (segunda-feira):
8h – Missa de Celebração na Catedral São José
Corte do bolo na Praça Nereu Ramos