Anvisa suspende venda de marcas de café por riscos à saúde

Confira

  • Ir para GoogleNews
15/01/2025 08h54 - Atualizado em 15/01/2025 às 08h54
2 Min

Anvisa suspende venda de marcas de café por riscos à saúde
Foto: Divulgação

A Anvisa proibiu marcas de café amplamente comercializadas no Brasil após detectar sérias irregularidades que ameaçam a saúde pública, especialmente de idosos acima de 60 anos. A decisão levou à retirada imediata desses produtos das prateleiras.

Entre as marcas de café vetadas estão “Café Mushroom Espresso” e suplementos como “Café Funcional Smush Smart Mushrooms” e “Powder Shot”. Fabricados pela Coguvita II Alimentos Ltda, esses produtos tiveram fabricação, venda e propaganda suspensas.

Risco para saúde

A Anvisa identificou a presença dos cogumelos Lion’s Mane, Chaga e Turkey Tail (Cauda de Peru) na composição dessas marcas de café. Esses ingredientes não passaram por avaliação de segurança para uso em alimentos pela agência, o que gerou preocupações sobre possíveis riscos à saúde.

Além disso, os produtos apresentavam propagandas e rotulagens com alegações de saúde não aprovadas. Entre os supostos benefícios estavam melhorias na memória, saúde mental, intestinal e propriedades anti-inflamatórias. A falta de comprovação científica para essas afirmações configura prática irregular, podendo induzir consumidores a acreditarem em benefícios não validados, reforçando a gravidade da decisão da Anvisa.

Veja todas as marcas

Kit Café Sensorial – Manhã + Tarde + Noite

Café Berry White Decaf Em Grãos

Café Orange California Em Grãos

Café Lime Kush Grãos

Café Berry Night Decaf Moído

Café Sunset Califórnia Moído

Café Orange California Moído

Café Morning Kush Moído


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »