Anvisa suspende marcas de café dos supermercados após detectar substâncias não permitidas; CONFIRA

  • Ir para GoogleNews
19/01/2025 10h39 - Atualizado em 19/01/2025 às 10h39
2 Min

Anvisa suspende marcas de café dos supermercados após detectar substâncias não permitidas; CONFIRA
Foto: Divulgação/Coffeemais
 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou, no início de janeiro deste ano, a suspensão da comercialização de diversas marcas de café em todo o Brasil devido a irregularidades sanitárias.

A decisão foi motivada após a detecção de substâncias não regulamentadas, como o mulungu e os terpenos.

O mulungu, conhecido como Erythrina verna é uma planta nativa do Brasil, a qual sua casca é utilizada como calmante para tratar insônia e depressão.

Estudos indicam que os alcaloides presentes na planta possuem propriedades ansiolíticas. No entanto, seu uso em alimentos não é recomendável, segundo a Anvisa.

Os terpenos, por sua vez, são compostos naturais encontrados em várias plantas e responsáveis por seus aromas característicos.

Embora seja amplamente utilizado em produtos como óleos essenciais, seu emprego direto em alimentos requerer regulamentação específica para assegurar a segurança dos consumidores.

Quais são as marcas de café retiradas dos supermercados?

A Anvisa identificou a presença dessas substâncias em diversas marcas de café, resultando na suspensão da fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos seguintes produtos:

- Café Berry White Decaf em grãos

- Orange California em grãos

- Lime Kush em grãos

- Berry Night Decaf moído

- Sunset Califórnia moído

- Orange California moído

- Morning Kush moído

Essas marcas de café, produzidas pela empresa Café Blends do Brasil, foram alvos de monitoramento que detectou a adição não autorizada de mulungu e terpenos, configurando risco à saúde.

A pasta reforça que, apesar de naturais, essas substâncias não possuem aprovação para serem consumidas, e sua inclusão sem a devida regulamentação pode acarretar efeitos adversos aos consumidores.

A agência permanece vigilante e recomenda que os consumidores estejam atentos às informações dos rótulos e às comunicações oficiais sobre a segurança dos alimentos disponíveis no mercado.

 


*Fonte: ND+


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »