O Papa Francisco, de 88 anos, precisou interromper sua fala durante a Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, policiais e agentes de segurança neste domingo (9).
Com dificuldades respiratórias, ele solicitou que um assistente continuasse a leitura de seu discurso.
"Peço desculpas e peço ao mestre de cerimônias que prossiga com a leitura, pois estou com dificuldades para respirar", disse o pontífice, levando a mão ao peito.
Nos últimos meses, Francisco tem enfrentado problemas de saúde, incluindo crises de bronquite, o que tem comprometido sua capacidade de realizar discursos prolongados.
Além disso, ele convive com sequelas de uma infecção pulmonar na juventude, que levou à remoção parcial de um de seus pulmões.
O estado de saúde do Papa tem gerado preocupação. Em janeiro, ele sofreu uma queda em sua residência, machucando o braço direito e precisando utilizar uma tipoia.
Também recentemente apareceu com um hematoma no rosto após um acidente doméstico. Para facilitar sua locomoção, o pontífice tem recorrido ao uso de cadeira de rodas.
Apesar das dificuldades, Francisco reforçou sua mensagem de paz e alertou sobre os perigos do discurso de ódio.
“É fundamental evitar a mentalidade de guerra e não se deixar levar pela propaganda que divide o mundo entre aliados e inimigos”, destacou.
*Com informações: Estadão