VÍDEO: Calor escaldante faz asfalto “derreter” em Maracajá

Um morador da cidade registrou a situação na terça-feira (11)

  • Ir para GoogleNews
13/02/2025 14h23 - Atualizado em 13/02/2025 às 14h23
3 Min

As altas temperaturas de terça-feira (11) no Sul de Santa Catarina afetaram diretamente Maracajá. Durante a tarde, um morador local registrou o momento em que o asfalto da Avenida Nossa Senhora da Conceição, no Centro, aparenta “derreter”. Alguns municípios da região chegaram a marcar mais de 40°C.

No vídeo é possível ver o homem pisando na pista e o calçado afundando, deixando marcas na via. A cidade não possui estação climatológica da Epagri para fornecer dados exatos, porém, de acordo com termômetros locais, Maracajá registrou mais de 36°C de máxima.

Assista ao vídeo

O engenheiro André Supp, especialista e professor na área de pavimentação, explica que existem diversas hipóteses para essa situação ter acontecido.

— Existem desde asfaltos premium até os de menor qualidade, que geralmente são usados em prefeituras municipais. Essa deve ser uma pavimentação 50/70, e caso a temperatura do asfalto tenha chegado a mais de 50°C, é provável que isso aconteça — esclarece o engenheiro.

Ele ainda conta que isso não é algo comum de acontecer, e outra possibilidade pode ter sido erro de projeto ou até na composição.

Segundo André, todo material necessita de um tempo adequado de cura, e com o asfalto não é diferente.

— Com o passar do tempo, o betume começa a liberar um óleo, o que é considerado um processo natural. No entanto, como em qualquer situação, o excesso pode ser prejudicial. Nesse caso, a quantidade de ligante asfáltico utilizada na composição da massa pode ter sido aplicada em excesso, o que contribuiu para a patologia observada, agravada pelas altas temperaturas registradas no dia da ocorrência. — ressalta.

O engenheiro ainda destaca que, dependendo do tipo de asfalto, o ponto de amolecimento pode iniciar em torno de 54°C. Além disso, outros fatores como a dosagem excessiva de cimento asfáltico na mistura, a inadequação da granulometria dos agregados, entre outros aspectos, também devem ser considerados.

O que diz a administração

Segundo a prefeitura municipal, a empresa responsável pela obra foi notificada. “Estamos verificando a situação com o nosso corpo técnico de engenheiros em conjunto com a empresa que realizou a obra em toda a extensão da Avenida Nossa Senhora da Conceição”, comunicou o governo municipal, em nota.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com informações da NSC Total


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »