01/03/2024 às 21h31min - Atualizada em 01/03/2024 às 21h31min

Economia brasileira cresce 2,9% em 2023, com destaque para o setor agropecuário

Resultados surpreendem mercado e governo, impulsionados pelo desempenho da agricultura e indústria extrativa

Nesta sexta-feira (1°), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a economia brasileira cresceu 2,9% em 2023, superando as expectativas do mercado. No quarto trimestre do ano, o Produto Interno Bruto (PIB) manteve-se estável em relação ao trimestre anterior.

O resultado positivo foi impulsionado principalmente pelo desempenho surpreendente do setor agropecuário, que registrou um crescimento de 15,1% em comparação com 2022. Esse destaque se deve à produção recorde de soja e milho, duas das principais culturas do país.


Além disso, a indústria e os serviços também apresentaram crescimento, com taxas de 1,6% e 2,4%, respectivamente. Na indústria, o segmento extrativo foi o grande destaque, com um aumento de 8,7%, impulsionado pela extração de petróleo, gás natural e minério de ferro.

No setor de serviços, todas as atividades registraram crescimento, com ênfase nas atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados à intermediação, que apresentaram um aumento de 6,6%.

O consumo das famílias avançou 3,1% em relação a 2022, influenciado pela melhora das condições do mercado de trabalho e pelos programas de transferência de renda do governo. Como resultado, o PIB per capita alcançou R$ 50.194, representando um aumento real de 2,2% em relação ao ano anterior.

Apesar dos resultados positivos, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) apresentou uma queda de 3% em 2023, enquanto o consumo do governo subiu 1,7%. As exportações cresceram 9,1%, enquanto as importações caíram 1,2%.

O IBGE também revisou para baixo os dados trimestrais sobre o desempenho da economia brasileira ao longo de 2023, apontando estagnação tanto no terceiro quanto no quarto trimestres. As revisões refletiram em dados anteriores, com variações menores do que inicialmente divulgadas.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.