A Serra do Corvo Branco, na SC 370, que conecta Urubici ao Sul de Santa Catarina via Grão Pará, será completamente interditada ao tráfego a partir de 10 de março. O bloqueio, com duração prevista de um ano, é necessário para a realização de obras de revitalização. Os trabalhos incluem asfaltamento e estabilização das encostas em um trecho de 2,5 km. De acordo com José Ricardo Costa, coordenador de infraestrutura do Planalto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE), a interdição total foi definida para garantir a segurança e a agilidade na execução dos serviços. “A área restrita impossibilita a realização das obras e o tráfego simultaneamente”, explica.
A decisão foi tomada após reuniões com a empresa responsável, buscando minimizar os impactos aos motoristas. “Apesar dos transtornos, a interdição total é a alternativa mais eficiente para assegurar a qualidade e a segurança da obra”, acrescenta Costa.
Com investimento de R$ 50 milhões, o projeto abrange um total de 9,4 km da rodovia. Até a data do bloqueio, 28% da obra deve estar concluída, incluindo a terraplanagem avançada em ambos os lados da serra, com trechos já preparados para a pavimentação.
A parte central da serra, considerada a mais desafiadora, será o foco principal durante a interdição, exigindo o bloqueio total do tráfego. “Faremos detonações e estabilização das encostas nesse trecho, o que torna a interdição indispensável”, afirma o coordenador. Durante o período de fechamento, motoristas que precisarem viajar entre a Serra e o Sul do estado deverão buscar rotas alternativas, como a Serra do Rio do Rastro.
Até 10 de março, o trânsito na SC 370 funcionará com bloqueios parciais conforme o seguinte cronograma: de segunda a quinta-feira, entre 7h30 e 12h e das 13h às 17h30. Às sextas-feiras, a interdição ocorre das 7h30 até o meio-dia. Já nas tardes de sexta, aos sábados, domingos e feriados, a circulação será liberada.