Sob gestão IMAS, UPAS de Criciúma recebem selo de qualidade altamente respeitado

Unidades foram certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA)

  • Ir para GoogleNews
27/02/2025 16h45 - Atualizado há 4 meses
3 Min

Com o propósito de aprimorar a excelência na assistência da saúde humanizada, eficaz e resolutiva, o Instituto Maria Schmitt (IMAS) não mede esforços para elevar o padrão da saúde pública. Administradas pelo IMAS, a UPA Próspera Dr. Antônio Carlos Althoff e a UPA Rio Maina José Marcomin, ambas de Criciúma, receberam a acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) nível 1, Acreditado - que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. 

Com foco na segurança do paciente, as UPAS passaram por uma avaliação detalhada através de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

Segundo o Diretor Geral das UPAS, Fabiano Ribeiro Teixeira, esse reconhecimento atesta o compromisso do IMAS com a qualidade e segurança no atendimento à saúde da comunidade.

“Essa conquista reflete a dedicação e o trabalho de toda a nossa equipe, que busca sempre oferecer um atendimento humanizado, eficiente e com a excelência que nossos pacientes merecem. A acreditação ONA é um selo de qualidade altamente respeitado, que exige a conformidade com padrões rigorosos em diversas áreas, como gestão de processos, segurança do paciente, melhoria contínua no atendimento dos pacientes, credibilidade e confiança - itens que aprimoramos diariamente no fluxo do nosso trabalho”, destacou o diretor.

Para Fabiano, a Acreditação ONA foi um mérito de toda equipe, que está sempre engajada  para proporcionar uma assistência segura, resolutiva e acolhedora. “Nossos colaboradores não medem esforços para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua nas nossas UPAS, visando primordialmente a segurança do paciente”, reforçou.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.  Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.

“A acreditação das UPAS Rio Maina José Marcomin e Próspera Dr. Antônio Carlos Althoff é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explicou.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »