Na noite de domingo, 16, a aeronave da Polícia Civil foi acionada pelo Corpo de Bombeiros de Criciúma. O objetivo do chamado era apoiar a guarnição em um resgate de três trilheiros feridos no Cânion Fortaleza, localizado em Jacinto Machado.
Na manhã desta segunda-feira, 17, a equipe de resgate decolou com destino à região, realizando o pouso inicial em uma estrutura do Parque Nacional da Serra Geral. A operação contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros, canoístas, guias turísticos e voluntários locais.
Após a chegada, a equipe realizou um reconhecimento da área e um sobrevoo no Cânion Fortaleza para localizar as vítimas do acidente. Assim que elas foram localizadas, os socorristas do SAMU desembarcaram em um local seguro no alto do Cânion, onde se prepararam para o atendimento das vítimas. A aeronave então se deslocou até o ponto onde as vítimas estavam, executando uma manobra de salvamento em altura por meio de rapel.
A vítima mais gravemente ferida foi acomodada em uma maca-cesto e transportada, junto com um resgatista, até a área segura onde a equipe do SAMU aguardava para o atendimento. Segundo ele, no dia anterior, por volta das 13 horas, enquanto descia o rapel na trilha, uma pedra de aproximadamente 15 quilos caiu sobre sua cabeça, causando um ferimento e um trauma intenso em seu joelho esquerdo. Essa situação dificultou sua locomoção, tornando necessário o resgate.
Enquanto a equipe do SAMU atendia ele, a aeronave do SAER retornou para resgatar os demais. Neste momento, um voo pairado em baixa altitude foi realizado para embarque das outras vítimas, que estavam no platô do Cânion e foram encaminhadas à equipe do Corpo de Bombeiros para assistência terrestre até uma unidade de saúde em Cambará do Sul.
A primeira vítima foi transportada de helicóptero até o Hospital São José, em Criciúma, sendo esta a unidade referência em trauma na região.
Veja os vídeos do resgate: