Nesta sexta-feira, foi realizada a formatura do Curso de Ações Integradas de Defesa - 10ª edição, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma.
O curso, ministrado e coordenado pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi fomentado pelo 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), e contou com uma carga horária de 50 horas/aulas, em um regime de semi-internato.
Ao todo, participaram 60 policiais, de diversas regiões do estado, e dois policiais do Rio Grande do Sul.
A formação teve como objetivos preparar o policial militar para atuar de modo preventivo e repressivo em crimes violentos contra o patrimônio, apresentando metodologia para elaboração de plano de defesa para as cidades catarinenses.
Além disso, para qualificar o policial para adotar técnicas e táticas no enfrentamento destes delitos para o caso de uma eventual ação criminosa.
Disciplinas
Destaque para as disciplinas de intervenção em ocorrência de crimes com explosivos, de embarque e desembarque em aeronaves e um simulado de assalto a banco, em Nova Veneza, colocando em prática o que foi ensinado em aula.
Para tornar a simulação ainda mais real, houve explosões e disparos de festim, além de grande movimentação na cidade, com atores treinados, viaturas com sirenes ligadas e policiais, portando o equipamento adequado à resposta armada que o evento exige.
Formatura
O evento contou com a presença do comandante do 6º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Fábio da Silva Lisboa, do comandante do 9º BPM, tenente-coronel Mário Luiz Silva, do comandante do 29º BPM, tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, respondendo pelo comando do 19º BPM, major Rogério Ferrigo, além de outras autoridades civis e militares.
A cerimônia de formatura foi marcada com a entrega de breves aos discentes.