Parece que o ChatGPT descobriu a receita mágica de Hayao Miyazaki – e agora, até quem não sabe desenhar pode “criar” cenários que parecem saídos de um filme do Studio Ghibli!
A Open AI acaba de lançar um novo recurso de imagens no ChatGPT, e a resposta dos usuários foi imediata: as redes sociais foram inundadas por ilustrações com estilo que lembra as animações do saudoso estúdio – casa de grandes clássicos como “O Menino e a Garça”, “A Viagem de Chihiro” e “Meu Amigo Totoro”.
Se você não estava escondido sob uma pedra durante essa semana, provavelmente foi impactado pela imagem de algum meme, figura pública ou foto pessoal reproduzida na estética do Studio Ghibli.
Afinal, isso tem sido uma verdadeira febre nos últimos dias.
O motivo, como mencionado, foi o anúncio de uma nova funcionalidade do ChatGPT, da OpenAI. Na terça (25), um novo gerador “Images in ChatGPT” foi incorporado diretamente ao chatbot, usando o GPT-4o para gerar ilustrações com maior precisão, compreensão de comandos e qualidade visual.
A geração dessas imagens é relativamente fácil. Se você quer gerar uma imagem totalmente do zero, basta escrever exatamente o que você almeja e especificar o estilo desejado.
Para a adaptação de imagens existentes, o processo é ainda mais simples, sendo necessário especificar a geração a partir da imagem carregada e, mais uma vez, o estilo desejado.
A tecnologia por trás do recurso é baseada em modelos de IA criados para gerar imagens a partir de texto; então não vá esperando por uma espécie de “Modo Studio Ghibi” oficial.
Você terá que dar um bom comando (prompt) para ter um bom resultado – mas nós estamos aqui para te ajudar!
Como gerar uma imagem no estilo do Studio Ghibli pelo ChatGPT?
Se o resultado não ficar dentro do esperado, você pode pedir por alterações. O chatbot é capaz de entender contexto.
No entanto, por conta do alto volume de solicitações, pode ser que ele não atenda a seu pedido por limitações temporárias.
Limitações
De acordo com a própria OpenAI, o recurso tem sido limitado para usuários que assinam alguma modalidade do ChatGPT – e mesmo assim, com ressalvas.
De qualquer forma, a empresa espera liberar o recurso em breve para todos os usuários, com a geração de até 3 imagens por dia.
Por aqui, conseguimos gerar uma única imagem utilizando uma conta gratuita; mas sem a opção de exigir qualquer tipo de solicitação, já que o pedido foi o suficiente para expirar a utilização diária do chatbot.
A companhia responsável pelo ChatGPT afirma que é proibido gerar imagens ou vídeos que violem o copyright ou direitos autoriais de propriedade intelectual, o que inclui personagens, logos, marcas registradas ou qualquer tipo de elemento protegido.
No entanto, ao que parece, o traçado dessa linha não é tão firme, já que imagens que seguem um determinado estilo ainda estão liberadas.
Em ocasiões anteriores, a empresa também já declarou que é necessário o uso irrestrito de conteúdo para treinamento de seus modelos – independente de direitos autorais; o que têm gerado bastante crítica por parte de artistas.
Como gerar melhores imagens com IA
Embora o modelo de geração seja poderoso, saber descrever bem o que você deseja pode ser um diferencial para melhores resultados.
Por isso, considere esses pontos no momento de escrever seus prompts:
* Seja (mais) específico: Inclua detalhes como cores, objetos, cenário, estilo e até mesmo iluminação. Evite descrições vagas ou genéricas.
* Seja sucinto: frases longas e muito complexas podem ser mais difíceis para a IA interpretar. Por isso, expresse sua ideia de forma clara e direta;
* Experimente: se você não ficou satisfeito com os primeiros resultados, experimente dar descrições variadas e gere novas imagens. Persiga o resultado que deseja;
* Forneça referências: dê exemplos do que você está buscando. Você pode fazer isso anexando uma imagem ou colando o link da imagem desejada;
* Explore a documentação da IA para aprender mais sobre os seus recursos.