Criciúma se despede de Arnoldo Ido de Souza, aos 78 anos, ex-diretor da Câmara de Vereadores de Criciúma, figura marcante - especialmente para aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e acompanhar sua trajetória -, torcedor fanático do Tigre e entusiasta da cidade.
Arnoldo contribuiu de forma valiosa para a imprensa, tornando-se referência em temas políticos regionais, estaduais e até mundiais, graças ao seu vasto conhecimento e constante estudo sobre o assunto.
"Nosso exemplo de generosidade, força e muito amor: Assim é o “seu Arnoldo”. Nos despedimos com o coração apertado, mas cheio de gratidão por tudo que ele fez e representa. Arnoldo Ido de Souza foi um grande homem e uma figura insubstituível, ele sabia verdadeiramente o sentido da palavra SERVIR, e assim o fez uma vida inteira. Um grande exemplo de generosidade, de força e de muito amor”, homenageia a família.
Arnoldo é pai do diretor do Cedup, Helton Jeremias de Souza; do ex-presidente da OAB, Fabio Jeremias de Souza; da consultora de Marketing, Heloísa Jeremias de Souza, e da jornalista e empresária, Fabrine Jeremias de Souza.
Despedida
A despedida ocorre a partir das 14h30min no Crematório Millenium, até as 23h, retomando amanhã às 7h30min e seguindo até as 9h59min, com cerimônia às 10h.
História
Nascido em Treze de Maio (SC), no dia 17 de novembro de 1946, filho de Benta Caetana de Souza e de Ido Manoel de Souza. Casou com Edinete Jeremias de Souza, 50 anos de matrimônio.
Desta união, os filhos: Helton,
Fábio, Heloísa e Fabrine. Avô de Igor, Carolina, Caio, Paulo Roberto, Benício e Lia.
Veio para Criciúma em 1948 e foi morar no bairro Metropol. Lá estudou até a 4ª série, mudando-se para o Rio Maina, na Vila Francesa.
Em 1958 mudou-se para o bairro Pinheirinho, e em 1959 fez o curso de admissão para estudar na época, o chamado “Ginásio”.
A Diretora, Zuleima Carneiro, lhe ofereceu uma vaga de office boy no Colégio Marista para ser bolsista. Em 1960 começou a trabalhar e estudar no Colégio Marista. Fez o Científico, sendo a segunda turma a se formar.
A partir daí sua trajetória profissional foi brilhante, cheia de conquistas e momentos que refletem sua dedicação e excelência, incluindo diversas outras atuações.
- Professor aos 17 anos de Língua Portuguesa para a turma do Ginásio do Marista.
- Secretário Geral do Colégio Marista.
- Membro da Equipe PNDG e dos colégios particulares de Criciúma (Turma do Secretariado).
- Presidente do CLUJOPI (Clube dos Jovens de Pinheirinho).
- Candidato a vereador pelo MDB, ficou como primeiro suplente.
- Secretário Geral do ACRI (Associação dos Colégios Particulares).
- Orientador do Colégio do AR via rádio, direto de Brasília (curso de Alfabetização de Adultos).
- Tesoureiro do Colégio Marista.
- Coordenador do Conjunto CM5 do Colégio Marista.
- Secretário de Administração Prefeitura Municipal de Içara (Gestão Prefeito José Antônio Dal Toé)
- Secretário de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Içara (Gestão Prefeito João Ramos Rousseng).
- Assessor dos Vereadores da Câmara Municipal de Içara.
- Presidente do MDB de Içara.
- Assessor parlamentar do MDB da Câmara Municipal de Criciúma.
- Diretor-geral da Câmara Municipal de Criciúma.
- Em 2007, recebeu título de Cidadão Honorário de Criciúma, concedido pela Câmara de Vereadores.
- Em 2017, recebeu homenagem da Câmara de Vereadores de Içara pela contribuição na elaboração do estatuto da Entidade Feminina Içarense de Assistência Social (Éfias).