Governo começa a devolver dinheiro de vítimas da fraude no INSS em maio

Aproximadamente R$ 6,3 milhões foram descontados indevidamente de aposentados e pensionistas

  • Ir para GoogleNews
25/04/2025 15h11 - Atualizado há 3 meses
2 Min

De acordo com o Ministério da Previdência Social, os aposentados que foram lesados com a fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão seus valores ressarcidos a partir de maio, na próxima folha de pagamento, além disso os descontos já foram descontinuados. O anúncio foi feito pelo ministério no início da tarde desta sexta-feira (25/4).

“A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários – ocorridos antes de abril de 2025 – serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União (AGU) que tratará do tema”, afirma nota da Previdência. Com a suspensão imediata dos descontos o INSS garantiu que nenhum aposentado ou pensionista precisa ir até uma agência do INSS para cancelar quaisquer serviços que não fora solicitados.

A fraude foi descoberta após a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) deflagarem uma operação que investiga o desvio de aproximadamente R$ 6,3 bilhões, retirados entre 2019 e 2023. Logo após o anúncio da PF, o até então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi afastado do cargo e em seguida demitido a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Nesta quinta-feira (24/4) o governo anunciou Débora Floriano, diretora de Operações e Logística do INSS, como presidente interina da autarquia. A nova líder do INSS participou de uma coletiva de imprensa, também nesta quinta-feira, ao lado do ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, onde afirmou que os valores devolvidos serão entregues de acordo com o tamaho da fraude.

O ministério ressalta que a devolução dos valores é “a medida é fruto de trabalho de cooperação entre o Ministério da Previdência Social, por meio do setor de inteligência previdenciária, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal”.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »