Uma colmeia com mais 100 mil abelhas foi encontrada no telhado em reforma de uma escola em São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, segundo a prefeitura.
A retirada foi feita a cerca de 10 metros de altura por uma empresa especializada e durou aproximadamente duas horas.
O enxame foi transportado para um apiário em meio à mata e ninguém se feriu, conforme o município.
A supercolmeia media cerca de um metro quadrado, conforme a prefeitura, e foi encontrada na última semana no telhado do auditório da Escola Estadual Martinho de Haro, no centro da cidade.
O apicultor Joel Rosa, responsável pela retirada, acessou o local com ajuda do cesto de um caminhão guindaste. Foram necessários cinco baldes de 25 kg para armazenar todo o mel, e uma parte foi deixada como alimento para as abelhas.
"Foi um dos maiores desafios da minha vida. Nunca imaginei retirar um enxame desse porte, nessa altura. É o que eu chamei de ‘mel de altitude’", brincou Joel Rosa.
Retirada
Segundo a prefeitura, a escola manteve as portas e janelas hermeticamente fechadas durante a ação para evitar risco de contato com os insetos.
?? No interior da colmeia, havia grande quantidade de mel, pólen e uma área repleta de posturas, onde se desenvolvem as crias e, principalmente, a abelha rainha.
O desafio maior, conforme o município, foi justamente garantir a integridade da rainha. Para isso, as crias foram cuidadosamente transferidas para caixas próprias. Instintivamente, a rainha migrou para a caixa na companhia delas, protegida pelas operárias, completando com sucesso a retirada.
“As abelhas são fundamentais para a vida. São elas que garantem a polinização das maçãs, das uvas e de tantas outras culturas. Proteger as abelhas é proteger o futuro da agricultura, é proteger a nossa própria existência”, afirmou o apicultor.