Condenação de Zambelli: Quais são as doenças da deputada que, segundo ela, a impedem de sobreviver na prisão?

Após ser condenada a mais de 10 anos de prisão pelo STF, a deputada federal Carla Zambelli deixou o Brasil e afirmou que não suportaria ficar presa por causa de duas condições crônicas.

  • Ir para GoogleNews
05/06/2025 16h18 - Atualizado há 3 semanas
3 Min

Após ser condenada a mais de 10 anos de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) deixou o Brasil e afirmou que não suportaria ficar presa por causa de duas condições crônicas: a SED (Síndrome de Ehlers-Danlos) e a Pots (TSSíndrome de Taquicardia Postural Ortostática).

A Síndrome de Ehlers-Danlos é uma doença genética que afeta o tecido conjuntivo, responsável por dar sustentação e firmeza ao corpo. Quem tem essa síndrome costuma sofrer com dores crônicas, cansaço, articulações muito flexíveis e pele frágil. Em casos mais graves, pode causar problemas nos vasos sanguíneos e até risco de morte por rupturas internas.

Doenças de Carla Zambelli: Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática

Já a Síndrome de Taquicardia Postural Ortostática (POTS) causa aumento anormal dos batimentos cardíacos quando a pessoa fica em pé. Isso provoca sintomas como tontura, palpitações, desmaios e fraqueza extrema. A POTS tem ligação direta com a Síndrome de Ehlers-Danlos, e muitos pacientes convivem com as duas doenças ao mesmo tempo.

De acordo com a médica fisiatra Angélle Jácomo, do Centro Especializado em Hipermobilidade e Dor, não existe cura para essas condições, mas o tratamento com acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida pode melhorar bastante a qualidade de vida dos pacientes.

Além dessas doenças de Carla Zambelli, ela revelou também que faz uso de medicamentos para tratar depressão.

Prisão preventiva e fuga

A deputada foi condenada pelo STF a 10 anos e 8 meses de prisão por invadir sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e inserir documentos falsos em 2023. Após a condenação, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva e bloqueou os bens, passaporte, contas bancárias e redes sociais de Zambelli.

Ela deixou o Brasil no dia 25 de maio e atualmente está nos Estados Unidos, onde afirma estar em tratamento médico. Carla Zambelli disse ainda que pretende se mudar para a Itália.

“Estou reunindo vários laudos médicos, e todos são unânimes em afirmar que eu não sobreviveria em regime prisional. Pretendemos apresentar essa documentação no momento oportuno”, declarou a deputada.

As doenças de Carla Zambelli foram citadas por ela como a principal razão para não cumprir a pena em regime fechado.


FONTE: Fonte: ND Mais
Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »