Anvisa libera Mounjaro para emagrecimento; veja quem pode usar e contraindicações

O órgão determinou que para comprar o medicamento nas farmácias será necessário duas vias da receita, uma para o estabelecimento e outra para o paciente

  • Ir para GoogleNews
16/06/2025 15h11 - Atualizado há 2 meses
2 Min

O medicamento Mounjaro (tirzepatida) foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última semana para o tratamento contra a obesidade. A caneta, que é a concorrente da Ozempic, já era indicada pelo órgão para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2. 

De acordo com a Anvisa, o remédio passou a ser indicado “em conjunto à dieta de baixa caloria e aumento de atividade física para controle crônico do peso, incluindo perda de peso e manutenção do peso em condições específicas”, diz a publicação no diário oficial.

Dessa forma, adultos com massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2 (obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m2 (sobrepeso) estão permitidos a fazer o uso do Mounjaro. Neste segundo caso, somente se a condição estiver associada a alguma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão (pressão alta), dislipidemia (colesterol alto), apneia obstrutiva do sono, doença cardiovascular, pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2.

O medicamento, no entanto, não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em período de amamentação, menores de 18 anos, pessoas com diabetes tipo 1, pancreatite ou alergia a qualquer componente da fórmula.

Além disso, é contraindicado para pessoas com histórico pessoal ou familiar de câncer de tireoide, e deve ser usado com cautela por aqueles que apresentam problemas no pâncreas ou rins, gastroparesia ou retinopatia diabética.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »