A população de Treviso foi surpreendida, há cerca de um mês, com a notícia de que a Indústria Carbonífera Rio Deserto encerraria as atividades na Unidade de Extração Mina Cruz de Malta.
Nesta segunda-feira, 30, o Sindicato dos Mineiros de Siderópolis, Cocal do Sul e Treviso confirmou que a desmontagem da estrutura da unidade já teve início. Inicialmente, o fechamento estava previsto para o dia 31 de julho.
A decisão de encerrar as atividades foi motivada pela escassez de carvão na área explorada pela empresa. Além disso, a antecipação do fechamento se deu devido a saída de muitos funcionários, que, ao tomarem conhecimento da decisão, buscaram novas oportunidades de trabalho.
Confira a nota divulgada pela empresa em maio:
A Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda., comprometida com a transparência e o respeito a todos os seus públicos, informa que as atividades da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, em Treviso, serão descontinuadas nos próximos meses.
A decisão foi tomada após inúmeras tentativas de negociação para ampliação de área de extração de carvão mineral, bem como extensa busca por alternativas que viabilizassem a permanência da empresa no município.
Todos os colaboradores da unidade estão sendo informados da decisão e receberão o suporte necessário, conforme a legislação vigente e os princípios éticos que norteiam a atuação da Rio Deserto.
A empresa continuará suas operações de extração e beneficiamento de carvão mineral por meio da Unidade de Extração Mina 101, localizada no município de Içara. A unidade terá aumento de produção, de forma a atender a demanda.