Documentário revela bastidores do maior assalto a banco no Brasil ocorrido em Criciúma

A produção detalha a ação coordenada por facção criminosa e revela impacto do crime que chocou o Brasil em 2020

  • Ir para GoogleNews
03/07/2025 13h33 - Atualizado há 11 horas
2 Min

A Bloomberg Originals lançou no YouTube o documentário “Brazil's Biggest Bank Heist and the Mafia Behind It | Bloomberg Investigates”, em tradução livre: O maior assalto a banco do Brasil e a máfia por trás dele | Bloomberg Investiga, que reconstitui o assalto cinematográfico ao Banco do Brasil em Criciúma, na madrugada de 30 de novembro de 2020. A produção investiga a atuação do Primeiro Comando da Capital (PCC), apontado como a facção por trás da chamada “Noite do Terror”, quando cerca de 30 criminosos sitiaram a cidade com armamento pesado, explosivos e táticas militares.

O documentário reúne relatos de reféns, investigadores e testemunhas, além de imagens de arquivo, para mostrar como os assaltantes bloquearam acessos, incendiaram veículos e usaram civis como escudos humanos durante a ação. O grupo conseguiu acessar o cofre da agência e fugiu com aproximadamente R$ 130 milhões, tornando-se o maior roubo bancário já registrado em Santa Catarina e um dos maiores da história do país.

De acordo com a investigação da Bloomberg, o PCC mantém uma estrutura clandestina e sofisticada, com logística de alto nível e articulações interestaduais. Embora as autoridades não confirmem que o assalto tenha sido diretamente comandado pela facção, o apoio operacional fornecido por seus integrantes foi decisivo. No desdobramento judicial, 17 pessoas foram condenadas a penas que somam mais de 500 anos de prisão.

A repercussão do crime mobilizou a imprensa e acendeu o debate sobre a capacidade do Estado em enfrentar quadrilhas armadas com poder de guerra. Com uma abordagem investigativa e linguagem documental, a nova temporada da série ainda inclui histórias de assassinato no Peru, fraudes no Reino Unido e golpes financeiros envolvendo marketing multinível.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Entre em nosso Grupo para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
  • Ir para GoogleNews
Notícias Relacionadas »