15/03/2024 às 21h23min - Atualizada em 15/03/2024 às 21h23min

Saiba quem é Freire Gomes, ex-comandante do Exército que ameaçou prender Bolsonaro em caso de golpe

Depoimento à PF durou mais de 7 horas no dia 1º de março

Foto: GloboNews/Reprodução
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-chefe da aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Jr., revelou que o general Marco Antônio Freire Gomes, ex-comandante do Exército durante o governo Bolsonaro em 2022, ameaçou prender o ex-presidente caso ele tentasse consumar o plano golpista. Essa revelação  ocorreu em meio às investigações sobre uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro no poder.

Apesar de não ser alvo da operação, Freire Gomes depôs à PF por mais de 7 horas no dia 1º de março, na condição de testemunha. O sigilo dos depoimentos foi retirado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes nesta sexta-feira (15).


No depoimento, o ex-comandante confirmou que Bolsonaro apresentou a ele e aos outros comandantes das Forças Armadas uma minuta de decreto para instaurar um estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e "apurar a conformidade e legalidade do processo eleitoral" de 2022.

Freire Gomes deixou claro que "sempre deixou evidenciado" que não participaria de tentativas de golpe e que sofreu ataques por esse motivo, chegando a ser insultado pelo general Braga Netto. Ele estava presente em duas reuniões que trataram da minuta golpista.

Além de revelar a postura firme contra o golpe, Freire Gomes teve uma carreira militar significativa. Ele foi o terceiro comandante do Exército no governo Bolsonaro, assumindo o cargo em março e deixando-o em dezembro de 2022. Antes disso, ocupou várias posições importantes dentro da estrutura do Exército e serviu em diferentes regiões do Brasil.


Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp?
Clique aqui para receber notícias em primeira mão


Siga-nos no Instagram e no Facebook
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://hnnoticias.com.br/.