Nos últimos dias, uma nova febre tomou conta das redes sociais, vitrines de docerias e até das ruas: o Morango do Amor.
Inspirado na clássica maçã-do-amor, o doce combina morangos frescos com brigadeiro branco (geralmente de leite Ninho) e uma calda crocante vermelha.
Mas afinal, quem começou esse "surto"?
Embora a prática de cobrir frutas com caldas não seja nova, o responsável por transformar o Morango do Amor em um fenômeno nacional foi o confeiteiro pernambucano Igor Rocha.
Com mais de 1,4 milhão de seguidores no TikTok, Igor publicou recentemente um vídeo ensinando o passo a passo da receita. Em pouco tempo, a publicação viralizou e desencadeou uma onda de replicações, tentativas (muitas frustradas) e filas em docerias por todo o país.
A receita é uma releitura moderna da maçã-do-amor (doce criado nos Estados Unidos no início do século XX). A diferença está na fruta (morangos ao invés de maçãs) e na camada de brigadeiro, que dá um toque ainda mais gourmet à iguaria.
O resultado é uma explosão de texturas: o azedinho da fruta, o doce do brigadeiro e o crocante da calda açucarada.
Logo, confeitarias em cidades como Brasília, São Paulo, Rio Branco e Campo Grande passaram a produzir centenas de unidades por dia.
Algumas relatam vendas dobradas e filas nas portas, enquanto nas redes sociais, tutoriais e reações se multiplicam, inclusive com vídeos de tentativas frustradas que geraram memes como o “Morango do Terror”.
Doce com variações e criatividade
Com o sucesso, também vieram as variações: uva, kiwi e até mexerica já foram testadas como substitutas do morango.
A calda ganhou tons diferentes e novas apresentações surgiram, sempre buscando manter o apelo visual e crocante.
Se não há um criador único da ideia, o mérito de transformá-la em uma febre nacional é de Igor Rocha. A repercussão mostra o poder das redes sociais em impulsionar tendências gastronômicas e como a criatividade, somada à estética, pode transformar um simples doce em desejo coletivo.
Enquanto a moda durar, o Morango do Amor segue sendo símbolo da vez: doce, bonito, crocante e altamente instagramável.