A receita do momento nas redes sociais é o famoso morango do amor: uma mistura irresistível de morango fresco, brigadeiro de leite ninho e uma camada crocante de caramelo, igual à usada na maçã do amor.
Apesar da aparente simplicidade, o preparo tem se mostrado um verdadeiro teste de habilidade culinária e motivo de muitos vídeos inusitados on-line.
Um dos casos mais comentados é o de Jessica Isaias Wuitschik, do Rio Grande do Sul.
No vídeo, ela brinca animada:
“Noite dos nossos moranguinhos do amor. Não é do terror, é do amor”, enquanto apresenta o doce e a “cobaia” que irá provar primeiro.
Porém, o que era para ser uma sobremesa romântica acabou em gargalhadas: o caramelo grudou na prótese dentária da amiga, que acabou “perdendo” os dentes ao dar a primeira mordida.
“Opa, o caramelo só ficou um pouquinho durinho”, comenta Jessica, em meio ao riso.
Outro vídeo que viralizou foi o da confeiteira Camila Moreira, de Mossoró (RN), que quebrou um dente ao experimentar o doce que ela mesma havia preparado.
No relato, ela conta que ficou em dúvida se estava mordendo a cobertura ou o próprio dente.
“Foi um dente do fundo, e só quebrou um pedaço. Já estava precisando de cuidados, então aproveitei para ir ao dentista e resolver logo”, disse à revista PEGN.
Para quem quer tentar a receita em casa sem correr riscos, alguns cuidados são fundamentais.
Os morangos devem estar completamente secos antes de serem cobertos.
O brigadeiro, por sua vez, precisa estar em ponto mais firme do que o habitual para enrolar.
Mas o verdadeiro desafio está na calda: ela deve atingir entre 155 °C e 160 °C.
Uma dica é fazer o teste da água fria: pingue um pouco da calda em um copo com água gelada e, se ela endurecer de forma crocante e quebradiça, como vidro, sem grudar nos dentes, está no ponto certo.