Nove estudantes da rede municipal de Criciúma embarcam na próxima terça-feira (29) para Tóquio, no Japão, onde participam da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2025.
A competição internacional de matemática será realizada de 2 a 6 de agosto, com representantes de 13 países da Ásia e Europa.
A delegação é formada por 17 pessoas, entre alunos do 8º e 9º anos, professores, gestores escolares e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.
Os estudantes selecionados são das escolas Hercílio Amante, Jorge da Cunha Carneiro e Maria de Lourdes Carneiro (Polo de Surdos).
A classificação para a AIMO foi conquistada a partir do desempenho dos alunos na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF), realizada em maio.
A rede municipal obteve 81 premiações nas etapas estadual e nacional, incluindo 11 medalhas de ouro.
Com base nesses resultados, 111 estudantes realizaram uma prova interna de seleção, da qual foram escolhidos os nove melhores colocados.
A prova da AIMO é aplicada em inglês e tem duração de 120 minutos. É dividida em três seções com diferentes níveis de dificuldade.
Além da avaliação acadêmica, o evento promove o intercâmbio cultural e a convivência entre estudantes de diferentes países.
Os alunos estão em preparação com aulas intensivas de matemática e inglês instrumental, voltadas à leitura e compreensão de provas internacionais.
Essa é a quarta vez que a rede municipal de Criciúma participa de uma olimpíada fora do Brasil.
A Asia International Mathematical Olympiad é promovida por instituições educacionais da China e Hong Kong, com o objetivo de incentivar o ensino da matemática em âmbito internacional. Criada em 2012, a competição reúne anualmente estudantes do Ensino Fundamental e Médio de mais de 20 países. No Brasil, o evento é organizado pela Rede POC.