A 14ª edição da Feira AgroPonte acontece dos dias 13 a 17 de agosto de 2025, no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.
Além de reunir mais de 200 expositores dos setores da pecuária, tecnologia e agronegócio, o evento também reserva um espaço especial para as cooperativas da agricultura familiar que todos os anos marcam presença na feira.
Nesta edição, mais de 45 cooperativas, associações, grupos informais e artesãos estão confirmados no espaço.
De acordo com Marcelo Pedroso, médico-veterinário da Epagri e responsável pela organização do setor dentro da feira, a presença das cooperativas tem papel estratégico.
“A feira vem se qualificando a cada ano, e o espaço da agricultura familiar reflete isso. As cooperativas vão se motivando, se comparando, se qualificando. É um processo educativo”, avalia.
De acordo com Pedroso, a Epagri entende que a feira vai além da comercialização dos produtos das cooperativas.
“Ela forma, ensina, abre mercado e estimula as organizações a se fortalecerem. Participar da AgroPonte é também um processo de aprendizado sobre como apresentar o produto, atender o cliente e conquistar novos espaços no mercado consumidor.”
Uma das participantes já tradicionais na AgroPonte é a Cooperativa de Agricultores Familiares de São Ludgero, que em 2025 participa do evento pelo nono ano consecutivo.
Formada majoritariamente por mulheres, a cooperativa é conhecida pelos produtos coloniais e artesanais que traz para os visitantes.
De acordo com Rafaela Fuchter, membro da cooperativa, no último ano o espaço teve 100% de aproveitamento nas vendas: todos os produtos foram comercializados nos cinco dias de feira.
“Nossa caminhada começou lá em 2006, e desde então seguimos firmes com a missão de levar o campo até a cidade, com aquele sabor que lembra a casa da vó: o famoso bolo de manteiga, o pão de milho legítimo com batata cará, as bolachas artesanais e tantos outros produtos feitos com carinho e tradição”, destaca.
Rafaela conta, ainda, que todos os anos, as cooperadas são surpreendidas com as vendas, mas um fato específico costuma emocionar ainda mais: ver os clientes voltando.
“Os clientes voltam, procuram por nós, e até guardam nossas embalagens e etiquetas como lembrança para comprar nossos produtos novamente”, afirma.
Os produtos da agricultura familiar podem ser encontrados na Feira AgroPonte de 13 a 17 de agosto, no Centro de Eventos José Ijair Conti, em Criciúma.
Horários de visitação:
13 de agosto (quarta-feira): 16 horas às 22 horas;
14 de agosto (quinta-feira): 14 horas às 22 horas;
15 de agosto (sexta-feira): 14 horas às 22 horas;
16 de agosto (sábado): 10 horas às 22 horas;
17 de agosto (domingo): 10 horas às 18 horas.