A manhã desta segunda-feira (28) foi marcada por ventos fortes em Tubarão, que já provocaram transtornos em diferentes pontos da cidade. Até o início da tarde, ao menos duas ocorrências foram atendidas por equipes de emergência.
Na área central, uma placa foi derrubada pela força do vento e acabou atingindo uma motocicleta e um carro que estavam estacionados na Rua Luís Pedro de Oliveira, nas proximidades do comando da Polícia Militar.
Outro ponto de atenção foi a Avenida Marechal Deodoro, onde uma árvore caiu sobre a pista, nas imediações da antiga rodoviária.
A via precisou ser parcialmente interditada para que equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Públicos e Zeladoria, e da Polícia Municipal realizassem o atendimento e a remoção segura dos galhos.
Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, mesmo com o ciclone se afastando para o oceano, os ventos devem continuar ao longo do dia.
“Com certeza nas próximas horas a gente deve ter mais alguns problemas, pois o vento continuará ao longo do dia”, alertou.
A árvore que tombou fazia parte de um mapeamento da prefeitura que já havia apontado risco de queda. Algumas dessas árvores vêm passando por podas preventivas como parte das medidas de segurança.
A Defesa Civil orienta os moradores a evitarem o trânsito em áreas próximas ao rio ou com histórico de quedas durante eventos climáticos severos. Em situações de risco, o atendimento pode ser acionado pelo número 199.