A Vigilância Epidemiológica de Capivari de Baixo confirmou, nesta semana, o primeiro caso autóctone de dengue registrado no município em 2025. A paciente, que apresentou sintomas típicos da doença, não havia viajado para outras cidades, o que confirmou a transmissão local do vírus da dengue.
Após a confirmação por exame laboratorial, a mulher recebeu atendimento médico, foi medicada e está se recuperando bem. Diante do diagnóstico, a equipe de combate às endemias, com apoio das agentes comunitárias de saúde, realizou uma investigação vetorial na área próxima à residência da paciente, mas nenhuma larva do mosquito Aedes aegypti foi encontrada.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Capivari de Baixo, entre os dias 1º e 31 de julho, foram registrados 49 casos suspeitos de dengue. Desses, 47 foram descartados, um foi considerado importado e um confirmado como autóctone. No mesmo período, 23 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados na cidade, com maior concentração nos bairros Santo André (8 focos), Centro (6) e Caçador (5).